Durante os primeiros sete meses do ano, o Seat Leon Sportstourer e-Hybrid foi o líder em Portugal das vendas dos veículos híbridos plug-in (PHEV) no segmento. Segundo o construtor, durante este período, a carrinha PHEV da gama Leon colocou no mercado 193 unidades, o que lhe permitiu conquistar 38,1% do segmento.

Os modelos com este tipo de solução mecânica, que aliam um motor de combustão a uma unidade eléctrica alimentada por bateria, para reduzir consumo e emissões, continuam a ver aumentar a procura, mesmo quando comparados com os modelos 100% eléctricos, sobretudo em mercados como o nosso, onde beneficiam de incentivos importantes.

Disputadas pela quase totalidade dos fabricantes, as vendas de PHEV em Portugal são tradicionalmente lideradas por marcas alemãs, francesas e suecas o que faz sobressair ainda mais o desempenho do Leon Sportstourer e-Hybrid. O incremento conseguido com as vendas de PHEV permitiu à Seat subir ligeiramente a sua penetração no mercado, para 5,1%, face aos sete primeiros meses do ano transacto.

Os veículos híbridos plug-in surgiram para oferecer o melhor de dois mundos, pois se por um lado conseguem percorrer mais de 50 km em modo eléctrico (63 km, no caso da carrinha da Seat), por outro lado, permitem não ter as dificuldades dos modelos exclusivamente a bateria no momento de percorrer maiores distâncias, sem perder tempo a recarregar, especialmente onde a rede de postos de carga ainda é insuficiente. De caminho, mesmo quando a capacidade da bateria se esgota, os PHEV continuam a funcionar como híbridos convencionais, ou seja, com o motor eléctrico a ajudar a unidade principal a gasolina, o que se traduz por um menor consumo.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR