Um tornado atingiu, esta quarta-feira, a cidade costeira de Kiel, no norte da Alemanha, e provocou vários feridos, sendo que quatro deles ficaram em estado grave. A polícia e os bombeiros foram chamados a intervir.

O resgate de um grupo de velejadores foi uma das missões marcantes da tarde. Os atletas, surpreendidos pelo fenómeno meteorológico, acabaram atirados ao mar pela força do vento quando o tornado percorria a costa do Mar Báltico.

Vídeos publicados nas redes sociais ilustram a destruição provocada, em particular os destroços projetados pelo ar e a reação das pessoas, surpreendias pelo o tornado, um fenómeno relativamente raro na Alemanha.

Em declarações à agência de notícias alemã DPA, citada pela Euronews, um funcionário da agência meteorológica nacional Deutscher Wetterdienst (DWD) assegurou que o tornado não foi muito forte .

No entanto, os danos podiam ter sido significativamente maiores, ressalva o metereologista, se tivesse atingido o centro da cidade em vez de uma área desabitada.

Existem cerca de 20 a 60 tornados a cada ano na Alemanha, de acordo com o European Severe Weather Database.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR