A segunda edição do European Rocketry Challenge (EuRoC), concurso de lançamento de foguetões, arrancou esta segunda-feira em Ponte de Sor, distrito de Portalegre, com a participação de estudantes universitários de 13 países europeus, incluindo, pela primeira vez, de Portugal.

Portugal vai estar representado na EuRoc, que decorre até domingo no Campo Militar de Santa Margarida, por uma equipa do Instituto Superior Técnico, refere em comunicado a Agência Espacial Portuguesa (Portugal Space), entidade organizadora do evento, em cooperação com a Câmara Municipal de Ponte de Sor.

Citado no comunicado, o presidente da Agência Espacial Portuguesa, Ricardo Conde, destacou a importância do evento e da participação portuguesa.

“No ano passado desafiámos as universidades portuguesas e, como resultado, temos o Instituto Superior Técnico, que está aqui e com uma equipa pronta para lançar o seu foguetão. Apostamos em transformar o EuRoC e Ponte de Sor numa das referências mundiais das competições universitárias na área do espaço”, sublinhou.

Nesta segunda edição do evento competem 19 equipas, compostas por cerca de 400 universitários de toda a Europa, que terão de desenhar, construir e lançar foguetões.

Na terça-feira está prevista a visita a esta competição do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR