O Benfica qualificou-se esta quarta-feira para a segunda ronda de qualificação da Liga dos Campeões de voleibol, ao receber e vencer os estónios do Bigbank Tartu, por 3-1, em jogo da segunda mão da primeira ronda.

Depois do triunfo, por 3-1, na Estónia, o Benfica estava bem encaminhado para aceder à segunda, de três rondas, de acesso à fase de grupos da Liga do Campeões, bastando “apenas” vencer dois dos parciais esta noite.

Com este resultado, o Benfica vai agora defrontar os islandeses do Valepa, que esta quarta-feira venceram os neerlandeses do Draisma, por 3-1, depois de terem ganho na primeira mão, por 3-2.

Os campeões nacionais entraram mais fortes no jogo, com bons apontamentos no bloco e no serviço, motivo pelo qual rapidamente manietaram o Bigbank Tartu, que mais não fez que tentar perder pelo menor número de pontos possível, aproveitando a desconcentração final dos ‘encarnados’ para chegar ao final do ‘set’ a perder apenas por quatro pontos (25-21).

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

No segundo parcial, aquele que seria o da confirmação, os comandados de Marcel Matz, surpreendentemente, entraram ‘tremidos’, tendo os forasteiros chegado à condição de vencedores (6-5) e estado a liderar o marcador por seis pontos de vantagem (17-11), acabando por vencer por claros 25-17.

André Aleixo abriu o caminho no terceiro parcial, o Bigbank Tartu pouco depois passou para a frente do marcador (3-1), mas isso não atemorizou os ‘encarnados’, que se balancearam, ombrearam e suaram para ‘carimbar’ o passaporte para a fase seguinte (25-21).

Já com o destino traçado, a parte restante da eliminatória foi apenas para ‘cumprir’ calendário, tendo o jogo perdido intensidade e, por inerência, emotividade. O Bigbank Tartu entrou mais forte, mas o Benfica chegou à condição de vencedor à passagem dos 11-10, pelo inevitável André Aleixo e depois, a partir daí, controlou as operações até Pablo Machado selar o jogo (25-20).