A diretora do Camões – Centro Cultural Português em Berlim, Patrícia Salvação Barreto, é a comissária para a participação de Portugal como convidado de honra na edição de 2022 da Feira do Livro de Leipzig, segundo um despacho.

De acordo com o diploma publicado em Diário da República, emitido pelos ministérios da Economia, dos Negócios Estrangeiros e da Cultura e datado de 29 de setembro, Patrícia Salvação Barreto foi escolhida por corresponder ao perfil necessário para o cargo.

A também adida técnica principal para a área cultural na Embaixada de Portugal em Berlim foi escolhida por “aliar o conhecimento da língua e da cultura alemãs e do meio editorial dos dois países à experiência na organização de participações em feiras internacionais do livro, bem como em programação e gestão culturais”.

À comissária caberá desenvolver o conceito da participação de Portugal na FIL (Feira do Livro) de Leipzig do próximo ano e elaborar uma proposta de programação, bem como elaborar um plano de ação, assente no roteiro e calendário definidos no contrato celebrado com a entidade organizadora da FIL.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Patrícia Salvação Barreto terá ainda como função gerir o projeto, nomeadamente no que respeita às tarefas a desenvolver em solo alemão, e será responsável pelo relacionamento e pela comunicação com a entidade alemã organizadora do evento.

Para preparar a participação de Portugal como país convidado de honra da FIL de Leipzig, foi constituída uma equipa interministerial responsável pela gestão global do projeto, que trabalhará em articulação com a comissária.

Nesse âmbito, a equipa assegura apoio técnico e administrativo na identificação dos meios necessários à concretização do projeto, nomeadamente em termos de recursos humanos, técnicos e logísticos.

Além disso, está encarregue de prestar assessoria na elaboração do plano de ação, e formulação de propostas de protocolos ou contratos com entidades públicas ou privadas, com vista ao estabelecimento de parcerias, à associação de mecenas e à obtenção de patrocínios.

O apoio técnico desta equipa aplica-se ainda à elaboração da proposta de orçamento e repartição dos encargos pelas áreas de governo.

Em 2017, a entidade organizadora da FIL de Leipzig dirigiu um convite a Portugal para participar como País Convidado de Honra na edição de 2021, tendo, em 2018, sido assinada a Declaração de Intenções relativa ao projeto “Portugal, País Convidado de Honra na Feira do Livro de Leipzig 2021”, bem como o contrato com a entidade organizadora.

Em janeiro deste ano, o certame, que estava marcado para os dias 27 a 30 de maio, foi adiado para 2022 devido à pandemia de Covid-19.