O Banco Montepio fechou o trimestre com um resultado positivo de 19 milhões de euros, atenuando o prejuízo anual até ao momento para 14 milhões de euros, informou o banco em comunicado de imprensa. Em comparação, nos primeiros nove meses de 2020 o banco tinha tido perdas de 57 milhões de euros.

Estes são resultados que, diz o banco, “estão em linha com as metas de execução previstas no plano de ajustamento operacional e representam um regresso do Banco Montepio aos resultados trimestrais positivos”.

O banco acrescenta que contabilizou um impacto (negativo) relacionado com o “plano de ajustamento do quadro de colaboradores” que subtraiu 8,5 milhões de euros aos resultados. Por outro lado, foi também constituída uma imparidade de 5,7 milhões relacionada com o encerramento de balcões. E o banco destaca, ainda, que gastou 1,4 milhões em custos com a venda de ativos não estratégicos.

Ou seja, diz o Banco Montepio, sem estes custos não-recorrentes, o prejuízo nos nove meses de 2021, após a consideração do efeito fiscal, teria sido de 1,9 milhões, “não obstante o menor contributo do Finibanco Angola em 3,4 milhões face à contribuição do período homólogo de 2020.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR