Há centros de saúde a rejeitarem a inscrição de novos utentes porque chegaram ao limite. A pressão de novos inscritos — mais 380 mil — e a carência de médicos de família traz dificuldades a quem se quer inscrever ou quem quer mudar de centro.

Já há unidades que atingiram o limite, mas a situação não é idêntica em todo o país e, por isso, vai ser lançada no próximo mês uma plataforma online que vai informar os utentes quais os centros de saúde com vagas de médicos de família disponíveis, avança esta segunda-feira o JN.

Com esta base disponível, os utentes podem pedir a inscrição naqueles que estão disponíveis. O objetivo é atualizar a informação de três em três meses.

João Rodrigues, coordenador nacional da Reforma dos Cuidados de Saúde Primários, explica ao JN que o utente pode inscrever-se no centro de saúde que quiser, mas se ficar fora da sua área de residência não terá acesso a cuidados domiciliários.

Para os utentes sem médico de família, os agrupamentos dos centros de saúde (ACES) vão publicitar os serviços mínimos prestados.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR