António Laranjo, de 63 anos, foi o escolhido para coordenar o projeto técnico da candidatura conjunta de Portugal e Espanha à organização do Campeonato do Mundo de 2030, ficando também com a mesma função na construção da Fase 3 da Cidade do Futebol, em Oeiras, que prevê a construção de um pavilhão para o futsal, as instalações da Portugal Football School e os novos espaços do Canal 11. O novo responsável assumirá funções na Federação Portuguesa de Futebol nas próximas semanas, em janeiro de 2022.

“Dois países, uma forma de entender futebol”: #vamos2030, a candidatura ibérica à organização do Mundial de 2030

”A Federação Portuguesa de Futebol é uma instituição de referência. Na última década habituou os portugueses a um desempenho de excelência em todas as suas dimensões – desportiva, técnica, social. Será para mim um enorme orgulho assumir estas funções e poder, assim, dar o meu contributo para o projeto em comum com Espanha, de candidatura ao Mundial-2030, e para que a Cidade do Futebol seja um espaço ainda mais completo e funcional, valorizando a Federação Portuguesa de Futebol e o desporto em geral”, comentou o novo responsável depois do anúncio das funções que irá desempenhar.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Governo “acolhe entusiasticamente” candidatura ibérica ao Mundial de 2030

“Não posso, nesta altura, deixar de expressar o enorme privilégio que tem sido liderar a equipa de excelentes profissionais do Grupo Infraestruturas de Portugal (IP), na certeza de que continuarão a enorme e exigente missão de servir o País”, acrescentou ainda António Laranjo na mesma ocasião.

O Ministério das Infraestruturas informou entretanto que a vaga de presidente da IP não será preenchida agora por causa da proximidade das eleições. Será o próximo Governo a nomear o sucessor de António Laranjo que já tinha terminado o mandato. A IP é a empresa do Estado com mais investimento público com destaque os projetos ferroviários.

Presidente da FIFA considera “sólida e importante” candidatura ibérica ao Mundial 2030

“A chegada de António Laranjo à Federação para assumir a coordenação do projeto técnico da candidatura Portugal/Espanha ao Mundial-2030 é uma enorme razão de regozijo para a instituição. Sabemos, pelo seu currículo profissional e pelo contributo fundamental que teve na candidatura do Euro 2004 e, mais tarde, na construção da Cidade do Futebol e na Casa dos Atletas, que as suas qualidades profissionais e pessoais representam uma enorme mais valia para a Federação. É assim com enorme satisfação que recebemos António Laranjo na família do futebol”, salientou Fernando Gomes, líder da FPF.

Presidente da federação espanhola defende “candidatura única” europeia para o Mundial 2030

“A Real Federação Espanhola de Futebol está muito satisfeita por poder contar com uma pessoa com o trajeto de António Laranjo para coordenar o projeto técnico da candidatura. A sua experiência anterior, designadamente no Euro-2004 que se realizou em Portugal, será essencial para apresentarmos a candidatura conjunta mais forte possível. Damos, por isso, as boas vindas a António Laranjo na certeza de que trabalharemos juntos para ter sucesso neste projeto chave para as duas federações e nossos respetivos países”, destacou também Luis Rubiales, líder federativo espanhol.

António Laranjo, de 63 anos, é licenciado em Engenharia de Produção Industrial Mestrado em Gestão de Projetos e foi presidente da Sociedade Euro-2004. Desde agosto de 2016 que está a presidir ao Conselho de Administração da Infraestruturas de Portugal, S.A. e ao Conselho de Administração da IP Engenharia, S.A. Entre muitas outras funções, liderou também a Ordem dos Engenheiros (Região Sul), foi administrador e diretor geral em diversas áreas da REFER, responsável pelo projeto de alta velocidade da RAVE e presidente da Estradas de Portugal. Além de ter sido Diretor de Torneio do Euro-2004, Laranjo foi também candidato à liderança da Liga de Clubes em 2012, tendo na altura perdido para Mário Figueiredo.