Benfica-Real Madrid e Sporting-Juventus nos oitavos de final da Liga dos Campeões. Ou afinal não, depois de a UEFA ter admitido um erro no sorteio da fase a eliminar da liga milionária. Assim, as bolas das últimas 16 equipas foram novamente sorteadas. O Sporting fez logo parte do segundo sorteio, calhando em sorte o Manchester City. De seguida nova equipa portuguesa, como o Benfica a ficar emparelhado com o Ajax.

A primeira bola a sair foi a do Salzburgo e, se antes tinha calhado o Liverpool e dificilmente o sorteio seria mais complicado, visto ter calhado o poderoso Bayern Munique. Depois dos jogos das equipas portuguesas saiu um Chelsea-Lille e um interessante Atlético Madrid-Manchester United. Com o Inter, campeão italiano em título, a jogar com um dos favoritos à vitória, o Liverpool. Há ainda um Villarreal-Juventus – os italianos eram os “antigos” adversários do Sporting -, e para finalizar o Real Madrid (que tinha calhado em sorte ao Benfica) vai jogar com o PSG. Mbappé vai a Madrid…

A lista de jogos dos oitavos de final da Liga dos Campeões:

Salzburgo-Bayern Munique
Sporting-Manchester City
Benfica-Ajax
Chelsea-Lille
Atlético Madrid-Manchester United
Villarreal-Juventus
Inter-Liverpool
PSG-Real Madrid

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O que aconteceu no primeiro sorteio?

“Na sequência de um problema técnico com o software de um fornecedor externo que indica aos responsáveis que equipas são elegíveis para se defrontarem, um erro material ocorreu no sorteio dos oitavos de final da Liga dos Campeões. Como resultado disso, esse sorteio foi declarado anulado e vai ser repetido na íntegra”, explicou a UEFA. Na origem do problema estará o facto de o Liverpool ter sido o adversário atribuído ao Atl. Madrid, algo que não era possível porque as duas equipas partiram do mesmo grupo — em teoria, o oponente correto para os colchoneros seria o Manchester United, que terminou na liderança do respetivo grupo. O erro foi até informático porque, a nível do código de cores, existia uma troca notória entre o Liverpool e o Manchester United.

O Atl. Madrid, que estava diretamente envolvido no erro e que acabou por ter um sorteio muito desfavorável, emparelhando com o Bayern Munique, anunciou de imediato que estava “em conversações com a UEFA para pedir explicações e uma solução depois dos erros cometidos no sorteio dos oitavos da Liga dos Campeões”. Ainda assim, o Real Madrid fez saber junto do organismo que não considera válido ir novamente a sorteio, já que o cruzamento com o Benfica foi o primeiro a ficar decidido — ainda antes de o erro ocorrer. Contudo, o comunicado da UEFA indica que o sorteio original foi considerado “anulado”, ou seja, não abre a porta a essa possibilidade.

De recordar que tanto Sporting como Benfica estão no Pote 2, por terem ficado no segundo lugar dos respetivos grupos, e por isso podem cruzar-se com as equipas teoricamente mais fortes: Ajax (só os encarnados), Bayern Munique (só os leões), Juventus, Liverpool, Lille, Manchester City, Manchester United e Real Madrid. Por não serem cabeças-de-série, as duas equipas portuguesas jogam a primeira mão dos oitavos de final em casa, a 15, 16, 22 ou 23 de fevereiro, e a segunda mão fora a 8, 9, 15 ou 16 de março.