O número de mortos no estado brasileiro de Minas Gerais, fortemente afetado pela chuva nos últimos dias, subiu de 19 para 24 com o acréscimo de cinco vítimas nas últimas 24 horas, informou esta quarta-feira a Defesa Civil.

O balanço da Defesa Civil de Minas Gerais destacou que 341 cidades estão em situação de emergência e 28.602 pessoas saíram de suas casas devido às chuvas.

As chuvas neste estado brasileiro aumentaram desde o último fim de semana e deixaram várias cidades isoladas por enchentes que bloquearam estradas e derrubaram várias pontes, além de colocar uma barragem em risco de colapso.

De acordo com especialistas em clima, as chuvas vão persistir ao longo desta semana.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Chuva provocou mais dez mortes no estado brasileiro de Minas Gerais

No quadro desta tempestade em Minas Gerais, ocorreu no dia 8 um grave acidente na Lagoa de Furnas, quando o desprendimento de um enorme paredão rochoso de um ‘canyon’ caiu sobre quatro embarcações, deixando um saldo de 10 mortos e 30 feridos.

Queda de parede rochosa provocou 10 mortos no Brasil

As investigações ainda analisam as causas do acidente, mas uma das hipóteses mais fortes é que as fortes chuvas tenham contribuído para a queda da parede de rocha.

Se isso se verificar, o número de vítimas fatais subirá já que a Defesa Civil de Minas Gerais não as incluiu no balanço de mortes pelas chuvas até que as investigações sejam concluídas.

Minas Gerais, localizado no sudeste do Brasil, é o segundo estado mais afetado pelas chuvas no país desde que o verão começou no final do ano passado.

O estado da Bahia, no nordeste do Brasil, também sofreu fortes chuvas entre novembro e dezembro. Neste estado, as tempestades mataram pelo menos 24 pessoas, deixaram dezenas de cidades submersas e forçaram quase 100 mil pessoas a deixar suas casas.