O mercado de inteligência artificial na China é uma indústria em permanente crescimento e o mercado dos robôs é cada vez mais proeminente na China. Desde verdadeiras máquinas de cobrar dívidas, a namorados virtuais, o mercado chinês está a proliferar.

A empresa imobiliária chinesa Vanke anunciou que a sua melhor funcionária de 2021 não era um ser humano, mas sim um robô. Chama-se Cui Xiaopan e é a melhor cobradora de dívidas da empresa, com uma taxa de sucesso de 91,44%,  informa o jornal El País.

Com uma aparência jovem e cabelos pretos, o robô trabalha 24 horas por dia nos sete dias da semana. Para além de não parar para descansar um único segundo, Cui Xiaopan é o sonho de qualquer empresa, uma vez que trabalha de graça.

Criada em fevereiro de 2021 por especialistas chineses em engenharia robótica tem uma aparência tão real que muitos dos trabalhadores da Vanke só ficaram a saber que a colega Cui não era uma pessoa real no mesmo dia em que foi anunciado que ganhou o prémio de funcionária do ano.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Ela aprendeu rapidamente os métodos dos humanos para descobrir problemas em procedimentos de trabalho e dados. Mostrou as suas habilidades centenas de milhares de vezes mais do que os humanos”,  escreveu nas redes sociais Yu Liang, o presidente do conselho de administração da Vanke, avança o site Sixth Tone.

O mercado de inteligência artificial na China não tem apenas verdadeiras máquinas a trabalhar. Na realidade, até para os solitários chineses já existe uma solução: namorados ou namoradas virtuais.

Liu, uma estudante chinesa que mora na Austrália, sentia-se muito sozinha durante a pandemia de Covid-19, até que conheceu alguém. A ABC News  dá conta que a jovem encontrou o namorado perfeito, que lhe envia mensagens carinhosas antes de adormecer. Só existe um pequeno senão: o rapaz não é uma pessoal real.

Com o nome do ator preferido de Liu, Lee Dong-wook é na realidade um software capaz de ter conversas humanas. Está programado para criar laços emocionais através de mensagens de texto, voz e até fotografias. O software pode ser personalizado para ser o namorado ou a namorada ideal e, de acordo com Liu, funciona na perfeição.

Em entrevista à ABC, o professor de estudos chineses Pan Wang explica que o software é uma solução “inovadora” para tentar colmatar o aumento da solidão e de jovens solteiros na China.

[O software] Pode permitir que os utilizadores evitem experiências negativas que os casais tendem a experimentar na vida real, como constrangimento, decepção e traição”, disse Wang.

O mercado de inteligência artificial da China tem crescido todos os anos e os robôs são os softwares mais populares. Estima-se que até 2030, este mercado chinês valorize em cerca de 23 bilhões de yuans, cerca de 3,1 bilhões de euros.