O mítico Valentino Rossi, piloto de motos que alia uma rapidez incrível a uma simpatia exuberante, foi tão rápido aos comandos das máquinas do Moto GP como a mudar de modalidade. Até 2021 foi piloto oficial das marcas Honda, Ducati e Yamaha, em Moto GP, mas a partir de 2022 muda-se de armas e bagagens para o GT World Challenge.

Poucas semanas depois de se ter retirado do mundial de velocidade de duas rodas, “Il Dottore” assinou pela equipa belga W Racing Team (WRT), que venceu 50% dos campeonatos de GT World Challenge dos últimos oito anos. O WRT inscreve regularmente os Audi R8, que em 2022 vão surgir com as especificações R8 LMS GT3 Evo II.

Rossi afirma sentir-se “honrado em juntar-se à equipa WRT” e relembrou que, apesar de ter sido campeão mundial de motociclismo em praticamente todas as categorias, sempre foi “um grande fã das corridas de automóveis”. Admitiu de seguida que agora se sente “completamente disponível para se dedicar a um programa de competição a tempo inteiro neste campeonato europeu de GT3”.

Em vez da moto oficial da Yamaha para o Moto GP, que usou de 2013 a 2021, Rossi vai pilotar a versão mais recente do Audi R8 para as corridas de GT3. O motor continua a ser o 5.2 V10 de origem Lamborghini (equipa os Huracán) que, apesar de ser atmosférico, fornece um total de 585 cv. O impressionante V10 está associado a uma caixa sequencial de competição, com seis relações para a frente, com a totalidade dos cavalos a serem passados ao asfalto através das rodas traseiras. Face ao R8 de GT3 utilizado até aqui, a versão de 2022 recorre a uma série de melhorias, visando torná-lo mais eficiente e rápido, a nível das suspensões, amortecimento, controlo de tracção e, sobretudo, do pacote aerodinâmico.

Rossi, que já conduziu de tudo um pouco (de carros do WRC a Fórmulas 1), vai estrear-se no europeu de GT3, que arranca a 8 de Março no circuito francês de Paul Ricard.

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