O primeiro-ministro salientou esta quarta-feira que a taxa de abandono escolar em Portugal baixou pelo quinto ano consecutivo, atingindo um mínimo histórico em 2021, e que o país está abaixo da média europeia neste indicador.

Esta posição foi transmitida por António Costa numa mensagem publicada na rede social Twitter, após terem sido divulgados dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) sobre a taxa de abandono escolar em Portugal.

Segundo o Ministério da Educação, que cita dados do INE, Portugal alcançou um “novo mínimo histórico” na taxa de abandono escolar, ficando abaixo dos 6%.

Perante este resultado, o primeiro-ministro assinalou que, “pelo quinto ano consecutivo, a taxa de abandono escolar em Portugal baixou e alcançou, em 2021, um mínimo histórico de 5,9%”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“É uma redução para menos de metade em relação ao que tínhamos há seis anos no nosso país e, pela primeira vez, abaixo da média europeia”, referiu.

Na mesma mensagem, o líder do executivo disse acreditar que esta “é a maior mudança estrutural da sociedade portuguesa”.

“Quem lidera na educação, qualificações e no conhecimento, liderará o futuro. Continuaremos este caminho, de que muito nos orgulhamos. Parabéns aos alunos, aos pais e a toda a comunidade educativa por este progresso histórico“, acrescentou António Costa.

Portugal alcança “mínimo histórico” no abandono escolar em 2021

Numa nota enviada à comunicação social, o Ministério da Educação aponta que “a taxa de abandono precoce da educação e formação registou, pelo quinto ano consecutivo, uma diminuição absolutamente marcante”.

“Os dados agora disponibilizados reforçam, assim, a tendência descendente observada em Portugal, por contraponto a um cenário de quase estagnação na Europa”, lê-se no comunicado.

Segundo o Ministério da Educação, a taxa de abandono escolar tem sido considerada “o principal indicador do desempenho dos sistemas educativos”, a nível europeu, uma vez que permite identificar a percentagem de jovens que não concluiu o ensino secundário, nem frequenta qualquer modalidade de educação e formação”.

O abandono escolar precoce é monitorizado pelas autoridades estatísticas nacionais, mediante uma metodologia estabelecida pelo Eurostat para todo o continente.