Muitas vezes aquilo que é não parece e há mais um volte face a nível de castigos no futebol português com impacto no clássico desta noite no Dragão: Pepe viu o seu castigo suspenso e pode defrontar o Sporting na segunda mão da meia-final da Taça de Portugal, como tudo aponta que vá acontecer tendo em conta a disponibilidade física e disciplinar do capitão.

A fatura mais pesada de um clássico polémico: Pepe e Tabata suspensos por 23 dias, Matheus Reis um jogo de castigo

O central ficou a saber na tarde desta terça-feira que tinha sido suspenso por 23 dias pelo Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol, ainda no âmbito dos incidentes no final do clássico frente aos leões a contar para o Campeonato. Além da multa, o comunicado do órgão acrescentava ainda que os dias que já tinham sido cumpridos tinham de ser descontados, ficando ainda assim de fora das partidas com o Sporting e Sp. Braga, podendo regressar com o Vizela (dia 30).

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Pepe tinha uma nuance processual de Bruno Tabata e Matheus Reis, também eles castigados com 23 dias e um jogo, de forma respetiva. Ao contrário dos jogadores leoninos, que confessaram os factos de que eram acusados durante o processo seguido pela Comissão de Instrução da Liga, o central não teve a mesma conduta e, por isso, não podia recorrer ao Pleno do Conselho de Disciplina. Ainda assim, havia outro caminho, já antes seguido por outros jogadores e técnicos. E foi por aí.

Condutas violentas, agressões, gestos incorretos, projéteis, uma estalada e 27.058 euros de multas: o comunicado dos castigos do clássico

Os responsáveis dos azuis e brancos, de forma oficiosa, iam comentando que não consideravam possível a presença do central nem com o Sporting, nem com o Sp. Braga. No entanto, e em termos internos, nunca deixou de haver essa esperança. Com ou sem recurso, Pepe iria sempre para estágio com a equipa, tendo em conta a importância do duelo desta noite e o seu papel como capitão, mas a crença numa possível disponibilidade nunca desvaneceu em termos internos. E confirmou-se.

O central apresentou recurso dos 11 dias ainda por cumprir de castigo ao Tribunal Arbitral do Desporto, fazendo a solicitação do pedido suspensivo da pena para o Tribunal Central Administrativo do Sul. Chegou a tempo: a confirmação de que a pena estava suspensa até ser analisada pelo TAD chegou ao Dragão esta tarde. O Porto Canal, que divulgou a informação numa primeira instância, acrescentou ainda que foi o juiz desembargador Frederico Branco a aceder à ação cautelar interposta.

Castigo ao central motivou troca de comunicados e palavras

Após ser conhecido o segundo mapa de castigos ainda referente ao FC Porto-Sporting do Campeonato a 11 de fevereiro (e não vai ficar por aí), houve na noite de terça-feira troca de comunicados entre jogador e clube e, na quarta-feira, nas habituais conferências de imprensa de antevisão ao clássico, uma troca de palavras entre os dois treinadores.

“Sou atleta profissional há mais de 23 anos. Neste meu percurso já errei inúmeras vezes (não o escondo), mas também ninguém pode acusar-me de não ter reconhecido sempre os meus erros, assumindo as consequências dos meus atos, quer como atleta quer como homem. Quem se cruza ou cruzou comigo sabe-o bem. A palavra de uns não pode ter um peso diferente da minha palavra, a presunção de inocência de uns não pode ter um peso diferente da minha. A honra, a dignidade e a retidão de carácter que tanto prezo impele-me a repudiar, a lamentar e a insurgir-me contra um castigo que me foi aplicado por algo que não fiz. Repito, que não fiz. E a sensação de injustiça é, hoje e sempre, o pior dos sentimentos”, defendeu o jogador.

“A sensação de injustiça é, hoje e sempre, o pior dos sentimentos”: Pepe repudia castigo por algo que diz não ter feito

“Pepe: a) que durante o jogo procurou ocultar o arremesso de um projétil para o terreno de jogo; b) que após o final do jogo pontapeou e empurrou Hugo Viana perante o árbitro, o que este fez constar em relatório; c) que causou a Hugo Viana um traumatismo que o Prof. Doutor José Carlos Noronha confirmou ser compatível com um pisão dado por jogador calçado com chuteiras de pitons de alumínio; d) que negou tê-lo feito; e) beneficiou de quatro circunstâncias atenuantes, a saber: prestação de serviços relevantes ao futebol, louvor por mérito desportivo, provocação (porque Hugo Viana “entrou no terreno de jogo”) e forte perturbação; f) que tem no seu histórico disciplinar, entre outros destaques na Liga Espanhola, uma suspensão de dez jogos por agressão a um jogador adversário, sendo à época um dos dez maiores castigos aplicados pela Federação espanhola; g) foi punido com 23 dias de suspensão”, apontou o Sporting, pedindo a demissão do Conselho de Disciplina.

Sporting aponta o dedo ao comportamento de Pepe e volta a pedir demissão do Conselho de Disciplina

“É o timing que vocês sabem. Depois de tudo aquilo que se passou, o Pepe é o único de fora. É revoltante, mas isto é o futebol que temos. Vou repetir algo que disse há tempos: acho que não vale tudo para se ganhar. Temos de ter o discernimento e capacidade de juntos sermos ainda mais fortes. Não estou minimamente preocupado com o estado de espírito do adversário. Estou preocupado em preparar bem o jogo. O Pepe ia jogar e temos que preparar uma solução. Temos centrais que dão garantias, mas o Pepe é um dos capitães da nossa Seleção e que foi decisivo para a nossa ida ao Mundial. Agora somos privados do nosso capitão num momento decisivo. O estado de espírito do rival não tem nada a ver com isso e o Rúben [Amorim] não tem culpa de ter um plantel na máxima força”, destacou Sérgio Conceição, treinador dos azuis e brancos.

Sérgio Conceição diz que castigo de Pepe é “revoltante”. “Ia jogar e temos que preparar uma solução”, salienta

“Em relação aos castigos, tal como não falei na outra vez, não vou estar a fazer comentários porque não vale a pena. Até porque há coisas que me dão vontade de rir, como ‘não vale tudo para ganhar’. Certas pessoas dizerem isso, mais vale não ter qualquer tipo comentário. Deu-me vontade de rir porque há coisas que me dão vontade de rir, comunicados que dão vontade de rir, enfim… Vamos passar em frente, porque não vale a pena estar a falar sobre isso. Eu não devia estar a falar sobre isso, mas às vezes é um bocadinho mais difícil”, respondeu pouco depois Rúben Amorim, treinador dos leões.

Ruben Amorim diz ter “vontade de rir” de afirmação de Sérgio Conceição sobre castigo de Pepe