É uma descoberta “fundamental” para compreender o surto. Portugal é o primeiro país do mundo a sequenciar o genoma do Monkeypox. O anúncio foi feito pelo Instituto Nacional de  Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), onde trabalha a equipa de investigadores que fez a descoberta.

O  vírus Monkeypox — a varíola dos macacos — está em circulação em vários países, incluindo Portugal. “A descoberta poderá ser fundamental para compreender a origem do surto e as causas para a rápida disseminação da doença”, diz o INSA em comunicado.

Centro europeu recomenda rastreio para Monkeypox. Já há 85 casos confirmados na UE

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Logo depois de conhecidos os primeiros casos no país, foi uma questão de dias até os especialistas do Núcleo de Genómica e Bioinformática do INSA identificarem a sequência genética e partilharem-na com a comunidade  científica internacional.

“A comparação das sequências genéticas do vírus Monkeypox obtidas nos vários países poderá ser fundamental para a compreensão da origem do surto, bem como da forma como se deu rapidamente a disseminação da doença”, sublinha João Paulo Gomes, diretor daquele núcleo do INSA. “Uma boa caracterização deste tipo de surtos permite retirar ensinamentos que podem ser-nos úteis para a adoção de medidas de saúde pública com vista a uma melhor monitorização e controlo do problema”, concluiu o investigador.

Portugal contava, até dia 23 de maio, com um total de 37 casos confirmados em laboratório. O Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC) recomendou esta segunda-feira aos países que atualizem os meios de rastreio e diagnóstico para o vírus, quando já existem 67 casos em nove Estados-membros da União Europeia (UE).