A Câmara de Ílhavo informo, esta quarta-feira, que decidiu suspender os trabalhos de limpeza dos passadiços da Praia da Barra e vai reunir-se com a Quercus e o Movimento Não Lixes, que criticaram a intervenção.

A presença de máquinas no areal para limpeza e retirada de areia nos passadiços está na origem de um comunicado conjunto daqueles movimentos, que realçam a importância de defender as dunas como elemento natural de defesa contra a erosão costeira.

“Não se compreende que se façam intervenções na crista das dunas com a utilização de maquinaria pesada, levando à mobilização de grande quantidade de material arenoso e a uma destruição completa do coberto vegetal”, refere o comunicado, acrescentando que estão a ser utilizadas “máquinas com 20 toneladas”.

Esta quarta-feira a Câmara de Ílhavo anunciou a suspensão dos trabalhos de conservação que têm sido desenvolvidos nos Passadiços na Praia da Barra, desde o dia 16 de maio.

No entanto, em nota de imprensa, a autarquia justifica que os mesmos “têm como objetivo manter os passadiços transitáveis, ou seja, garantir a acessibilidade pedonal às pessoas e a visitação por parte de pessoas com mobilidade reduzida, assegurando, em simultâneo, a conservação da natureza”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Esta intervenção visa garantir a acessibilidade dos passadiços na época balnear” e “a areia que cobre os passadiços e que está a ser movimentada reforçará as dunas a nascente e a poente”, esclarece.

A Câmara de Ílhavo adianta ainda que “estão a ser realizadas ações de manutenção das madeiras do passadiço e será aumentado o número de regeneradores dunares para o reforço estrutural das próprias dunas”.

Dando conta da intenção de reunir com os dois movimentos, para esclarecer a situação, a Câmara de Ílhavo diz que a intervenção, agora suspensa por tempo indeterminado, vai ao encontro da reivindicação crescente da população, nos últimos meses, para remover a areia dos passadiços.

“Circular nos passadiços protege as dunas, uma vez que direciona a circulação das pessoas para um trajeto único”, vinca a nota da autarquia.