790kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

O sucesso da fórmula elétrica

Este artigo tem mais de 1 ano

De Paris para o mundo, a marca do requinte tecnológico faz história nas corridas de carros elétricos. Uma aposta na inovação e no melhor savoir faire que chega até si em cada modelo da gama E-Tense.

i

DPPI

DPPI

“E se houvesse corridas de carros elétricos nas ruas das principais cidades do mundo?” Tudo começou com um esboço feito num guardanapo à mesa de jantar, em março de 2011 na cidade de Paris, entre o empresário espanhol Alejandro Agag e o então presidente da FIA, Jean Todt.

A ideia fundadora da Fórmula E é organizar corridas de carros elétricos nas ruas das cidades mais emblemáticas do mundo, com pilotos e equipas de renome, para mostrar todo o potencial da mobilidade sustentável rumo a um futuro melhor e mais limpo.

Desde a estreia no Parque Olímpico de Pequim, em setembro de 2014, a Fórmula E tornou-se uma marca de entretenimento global que visa elevar o desporto automóvel ao próximo nível. Atualmente com 11 equipas e 22 pilotos, o campeonato de monolugares que mais cresce no planeta promete continuar a seduzir as melhores equipas e talentos do automobilismo em todo o mundo.

Cronologia

Pouco depois do nascimento da DS Automobiles em 2014, movidos pela audácia e pela vontade de inovar, a mobilidade elétrica foi logo colocada no centro da estratégia da nova marca. Com o objetivo de se afirmar como protagonista na transição energética, a DS Automobiles foi um dos primeiros construtores de automóveis a entrar na Fórmula E, a nova modalidade do automobilismo disputada com monolugares elétricos em corridas de circuito urbano, organizadas em várias cidades pelo mundo.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A DS ingressou na Fórmula E na temporada 2014/15, a segunda deste novo campeonato e a primeira em que os fabricantes foram autorizados a desenvolver as suas próprias motorizações. No início, a DS Automobiles juntou-se à Virgin Racing para desenvolver o primeiro carro da marca, que viria a conquistar a primeira vitória logo na quarta corrida do ano.

Desde essa altura, a DS é o único construtor que venceu pelo menos uma corrida em cada temporada.  Com a chegada da segunda geração de monolugares elétricos de competição, conhecida como Gen2, na época 2018/19, a DS passou a fornecer tecnologia e propulsores à TECHEETAH, equipa que tinha conquistado o título de pilotos, com Jean-Éric Vergne, na temporada anterior.

DPPI

A nova parceria entre a DS e a equipa TECHEETAH começou logo da melhor maneira ao vencer o campeonato de equipas e de pilotos, com Jean-Eric Vergne a tornar-se no primeiro bicampeão da história da Fórmula E.

Na temporada seguinte, apesar das interrupções no campeonato provocadas pela crise pandémica, a DS TECHEETAH conquistou mais uma dobradinha de títulos, desta vez com António Félix da Costa, piloto contratado em 2019.

A DS chegou ao topo da Fórmula E graças ao empenho e dedicação com que todos na equipa encaram a competição. A DS TECHEETAH tornou-se rapidamente na equipa a bater na Fórmula E, resultado de um namoro feliz entre o construtor francês e a equipa de origem chinesa.

Na última corrida, disputada em Jacarta no dia 4 de junho, Jean-Éric Vergne terminou em 2º e António Félix da Costa em 4º lugar, deixando a DS TECHEETAH na segunda posição do Campeonato de Equipas. As excelentes prestações da equipa na qualificação, averbando os melhores tempos, permitiram colocar os dois DS E-TENSE FE21 na primeira fila da grelha do Jacarta E-Prix. A próxima corrida da 8ª temporada de Fórmula E será realizada em Marrakech, Marrocos, a 2 de julho.

Ilustração: Vasco Avillez

A DS Automobiles já assegurou a participação no campeonato de Fórmula E pelo menos até ao final de 2026, sendo que todos os modelos comercializados pela marca serão totalmente elétricos a partir de 2024.

Do circuito para a estrada

As vitórias ajudam a valorizar o capital da marca, ao mesmo tempo que o desenvolvimento tecnológico promovido pela categoria acelera a evolução dos motores elétricos, cujo aperfeiçoamento é depois visível nos automóveis que utilizamos no dia a dia.

A gama de modelos E-Tense é disso exemplo, incorporando soluções de ponta que resultam do trabalho de laboratório desenvolvido pela DS para os monolugares de Fórmula E. Aliás, muitos especialistas referem que a DS tem vindo a ser o construtor mais eficaz na transposição de tecnologias de mobilidade elétrica, da competição para os modelos de série que vemos nas estradas.

A paixão pela inovação e o espírito arrojado que caracterizam a marca estão bem vincados no palmarés já conquistado e na performance da equipa DS TECHEETAH, num campeonato recente que está apenas na sua oitava temporada.

A DS vai continuar a apostar no campeonato de Fórmula E, tendo já garantido a participação até 2026, numa altura em que chegam as novas regras da terceira geração ou Gen3. O novo monolugar foi revelado durante o fim de semana do E-Prix do Mónaco, em abril passado, que deu as especificações finais do projeto e as metas de desempenho.

Palmarés dos Pilotos DS TECHEETAH

Mostrar Esconder
  • Jean-Eric Vergne – JEV #25

91 corridas

10 vitórias

30 pódios

2 títulos

10 vitórias

4 voltas + rápidas

15 pole positions

 

  • António Félix da Costa – AFC #13

89 corridas

6 vitórias

14 pódios

1 título

6 vitórias

3 voltas + rápidas

6 pole positions

O principal objetivo de desenvolvimento para a Geração 3 foi a implementação dos carregamentos rápidos de 30 segundos de modo a permitir paragens nas boxes durante as corridas. E aqui reside mais um avanço que será muito útil no carregamento das baterias dos automóveis elétricos.

A Fórmula E utiliza um chassis específico e homologado, sendo que os construtores apenas atuam ao nível das tecnologias e dos propulsores que fornecem, mas com âmbito limitado em termos de alterações e sob rigorosos controlos nas verificações técnicas. É um campeonato que pretende ser o mais competitivo possível, com corridas emocionantes e muitas trocas de posição entre os pilotos em pista.

Um laboratório ao mais elevado nível

Todos os construtores que alinham na Fórmula E promovem a ligação entre os seus monolugares de corrida e os modelos elétricos de estrada, mas a DS está um passo à frente ao fazer a transposição de conceitos que recorrem à tecnologia da Fórmula E.

Um dos exemplos é o coupé desportivo DS E-TENSE Performance, um concept car que acelera de 0 a 100 km/h em dois segundos e recorre ao sistema de regeneração das baterias durante as desacelerações, idêntico ao usado na Fórmula E.

Palmarés da DS Automobiles na Fórmula E desde a Temporada 2:

Mostrar Esconder

82 corridas

4 títulos de Campeão

14 vitórias

42 pódios

19 pole positions

12 fastest laps

57 super poles

Em 2018, a marca apresentou o X E-Tense, um protótipo descapotável com três lugares e um design futurista. Movido por um motor duplo de 1000kW, valor de potência equivalente a 1341cv idêntico ao do carro de Fórmula E, oferece sensações de velocidade e aceleração muito parecidas com as da competição.

O Aero Sport Lounge é outro exemplo da audácia que caracteriza a DS. Equipado com motor elétrico de 500kW, cerca de 671cv, baseado no dos monolugares da Fórmula E, o novo concept da DS apresenta um estilo mais realista do que o X E-Tense, apontando a tendência de design que será visível em futuros modelos da marca.

Advertisement
Assine por 19,74€

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora