O presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz, na ilha das Flores, solicitou ao Governo dos Açores, com a “maior urgência possível”, que seja reposta a normalidade no serviço de transporte de mercadorias.

José Carlos Mendes recorda que o transporte marítimo de mercadorias para a ilha das Flores é assegurado pela empresa Transinsular, sendo que, desde a passagem do furacão Lorenzo, em outubro de 2019, o transporte acontece num navio expressamente alugado para fazer a ligação Ponta Delgada — Flores.

Segundo o autarca, citado em nota de imprensa, este navio “tem por obrigação escalar o porto das Lajes das Flores quinzenalmente”, às quintas-feiras, mas “verifica-se que desde algum tempo a esta parte, esta escala não está a ser cumprida, por atrasos do navio”.

“Por exemplo na última viagem deveria ter escalado a ilha no dia 30 do mês de junho último, só chegando no dia 04 de julho, ou seja, na segunda-feira da semana seguinte”, exemplifica o presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz.

De acordo com José Carlos Mendes, “estes sucessivos atrasos, injustificados, têm consequências muito negativas para a economia da ilha, causando transtornos à população e graves prejuízos aos empresários e comerciantes, sobretudo neste período de verão em que a ilha está em plena atividade turística”.

O autarca solicita a intervenção da secretária regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas, Berta Cabral, no sentido de “mandar repor com maior urgência possível, a normalidade no serviço de transporte de mercadorias para a ilha das Flores, ou seja, que o navio da transinsular cumpra o horário que está previsto”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR