Três jogos, três vitórias. Portugal ultrapassou a fase preliminar do Europeu Sub-20 de andebol sem espinhas e no primeiro lugar do Grupo A, derrotando Polónia, Noruega e Espanha para carimbar o passaporte para o main round. Esta terça-feira, era a vez de defrontar a Dinamarca antes de cruzar com a Hungria já no dia seguinte.

João Gomes, lateral direito português, foi o representante da equipa orientada Carlos Martingo na hora de fazer a antevisão ao confronto com os dinamarqueses. “Penso que estas três vitórias demonstraram realmente o quanto nós estávamos focados no primeiro objetivo, que era passar ao main round. Era essencial conseguir os dois pontos contra a Espanha, para garantir o primeiro lugar do grupo e poder levar uma vantagem para a próxima fase”, disse o jogador de apenas 19 anos, antecipando depois um desafio complexo frente à Dinamarca.

“Sabemos que a Dinamarca é uma equipa com grande qualidade, tanto ofensiva como defensivamente. É uma equipa com jogadores muito possantes, muito fortes e com grande qualidade técnica, algo que é uma característica muito nítida das equipas nórdicas. Estamos à espera de um jogo difícil, que vai ser renhido do início ao fim. Mas esperamos, no fim, alcançar a vitória”, acrescentou o canhoto do Águas Santas Milaneza.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Assim, Portugal entrava esta terça-feira no Pavilhão Desportivo Municipal de Vila Nova de Gaia com a responsabilidade de ser a única seleção, a par da Suécia, ainda sem qualquer derrota no Europeu. E não acusou a pressão: a Seleção Nacional venceu a Dinamarca de forma clara por 26-20, somando a quarta vitória em quatro jogos, garantindo novamente o primeiro lugar do grupo do main round e apurando-se desde já para as meias-finais do Europeu. Numa exibição onde os portugueses brilharam defensivamente — ainda não tinham sofrido tão poucos golos neste Europeu –, muito graças a uma exibição muito positiva do guarda-redes Diogo Rêma, os irmãos Kiko e Martim Costa voltaram a destacar-se no ataque, com 10 e cinco golos, respetivamente.

Mais uma vitória, mais uma presença na main round: Portugal bate Noruega e garante apuramento para a segunda fase do Europeu Sub-20

De recordar que Portugal procura ainda a sua primeira vitória de sempre num Campeonato da Europa Sub-20, após ter chegado à final diante da Dinamarca em 2010 na Eslováquia (24-30) e de ter acabado em quarto lugar na edição de 2018, caindo nas meias contra a futura campeã Eslovénia (25-27). A Seleção Nacional volta a entrar em campo já esta quarta-feira, contra a Hungria, num jogo que já não terá qualquer consequência — os portugueses estão qualificados, os húngaros já não têm possibilidade de apuramento. A meia-final, por sua vez, está marcada para a próxima sexta-feira.