As autoridades suspenderam esta segunda-feira, ao final do dia, as buscas para tentar encontrar um homem de 33 anos desaparecido desde sábado na barragem de Montargil, no concelho de Ponte de Sor (Portalegre), informou a Proteção Civil.

Segundo o Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Portalegre, em declarações à agência Lusa, as buscas, que tinham sido retomadas por volta das 08h00 foram suspensas às 19h50.

A operação, que inclui vigilância por terra e buscas subaquáticas, por mergulhadores dos bombeiros, será retomada na terça-feira, ao início da manhã, acrescentou a mesma fonte do CDOS.

No sábado, a filha deste homem, uma menina de 5 anos, foi resgatada da barragem, ainda com vida, mas acabou por morrer.

Fonte da GNR disse que, de acordo com relatos de testemunhas, pai e filha estariam a utilizar um barco de borracha na albufeira, numa zona perto do parque de campismo. “O senhor estava na água, a nadar, e a menina estaria no barco. As testemunhas não se aperceberam do que é que aconteceu a seguir”, disse a fonte.

A menina ainda conseguiu ser resgatada da água por populares e foi levada para terra, inconsciente e sujeita a manobras de reanimação, relatou na altura a fonte policial. Foi transportada para o hospital de Abrantes (Santarém), mas acabou por morrer no caminho.

O alerta para esta situação foi dado aos bombeiros às 15h06 de sábado. As buscas pelo pai da criança, que desapareceu na água, decorrem desde sábado e, durante esta terça-feira, mobilizaram 17 operacionais, incluindo mergulhadores de três corporações, apoiados por sete veículos e duas embarcações.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR