A Universidade de Coimbra (UC) vai promover, a partir de quarta-feira, um programa cultural com música, teatro e exposições para comemorar o bicentenário da independência do Brasil.

O programa multidisciplinar arranca na “data que marca oficialmente a efeméride” e procura acentuar “a ligação centenária entre a Universidade de Coimbra e a pátria brasileira”, disse a UC, em nota de imprensa enviada esta quinta-feira à agência Lusa.

Centrado na relação “especial” entre aquela instituição do ensino superior português e o Brasil, o programa, ao celebrar o bicentenário da independência daquele país, comemora também “a própria essência da centralidade que a lusofonia ocupa” na missão da UC, salientou o vice-reitor para a área da cultura, Delfim Leão, citado na nota.

No dia 7, quarta-feira, pelas 15h00, será apresentado o livro “Camões e Lusíadas“, pelo presidente da Fundação Joaquim Nabuco (Brasil), Antônio Ricardo Accioly Campos, seguindo-se, às 18h00 a inauguração, na Sala de São Pedro da Biblioteca Geral, da exposição “A Universidade de Coimbra e a independência do Brasil”, que reúne “os registos documentais e bibliográficos desta relação centenária”.

A exposição, que estará patente até dia 30, inclui “um vasto acervo de imprensa oitocentista e outros documentos históricos, como a matrícula do primeiro aluno com registo ‘natural do Brasil’ a estudar na Universidade de Coimbra – Manuel de Paiva Cabral, que frequentou a UC entre 1574 e 1586″.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

No mesmo dia, haverá um concerto no Museu Nacional Machado de Castro em homenagem ao músico brasileiro Tom Jobim, a cargo do projeto Remember Jazz, quarteto de jazz.

Na quarta-feira, arranca também a Mostra São Palco — Festival de Teatro Brasileiro em Portugal, um projeto do Teatrão ao qual a Universidade de Coimbra se associa através do Teatro Académico Gil Vicente (TAGV).

“O ciclo teatral, com curadoria de Jorge Louraço Figueira, envolve uma série de eventos — entre espetáculos, conversas, conferências e oficinas — em várias cidades, e inicia-se às 21h30 com a subida ao palco do TAGV, de ‘A Invenção do Nordeste’, pelo Grupo Carmin”, referiu a UC.

Em meados do mês, com data ainda a anunciar, será também inaugurada no átrio do Student Hub mais uma “exposição sobre a relação centenária entre a UC e o Brasil, com objetos do espólio do Museu da Ciência”.

Na nota, a Universidade de Coimbra salientou que recebe estudantes naturais do Brasil desde meados do século XVI.

“Duzentos anos depois, a ligação mantém-se, com os alunos e alunas brasileiros/as a representarem cerca de 10% da comunidade estudantil da UC, considerada a maior universidade ‘brasileira’ fora do Brasil”.