A história começa há 8 anos. Em 2014, o Japão enviou para o espaço a sonda Hayabuso-2. O objetivo? Estudar o asteróide Ryugu. O plano cumpriu-se, a recolha de amostras foi feita e, há dois anos, a sonda espacial voltou a entrar na órbita da Terra. Nesse momento, foi lançada uma cápsula com as amostras recolhidas no Ryugu e que têm sido objeto de análise e estudo ao longo dos anos.

Agora, a mais recente investigação, publicada na revista Science, revela um dado surpreendente: havia uma gota de água nas 5,4 gramas de pedras e poeira recolhidas do asteróide.

“Esta gota de água tem um grande significado.” Tomoki Nakamura, o cientista principal, não escondeu a sua satisfação com a descoberta durante a conferência de imprensa. Para o investigador da Universidade de Tóquio esta gota de água pode mudar a forma como se olha para a origem da vida. “Muitos cientistas acreditam que a água foi trazida do espaço sideral, mas descobrimos água em Ryugu, um asteróide perto da Terra, pela primeira vez.”

A gota, explicou Nakamura, “era água carbonatada que continha sal e matéria orgânica”. Este é um ponto a favor daqueles que defendem a hipótese de que, durante colisões, asteróides podem ter trazido água para a Terra, com sal e matéria orgânica, acrescentou o cientista que lidera uma equipa de 150 pessoas de várias nacionalidades.

“Descobrimos evidências de que isso pode estar diretamente ligado, por exemplo, à origem dos oceanos ou à matéria orgânica na Terra”, concluiu Nakamura.

Segundo escreve Nikkei Asia, a gota de água foi descoberta num entalhe de cristal de sulfato de ferro e tem uma idade estimada de 4,6 mil milhões de anos. As amostra de Ryugu vão continuar a ser estudadas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR