A Ford abriu encomendas em vários mercados, incluindo Portugal, para o Focus ST Track Pack, versão trabalhada pela Ford Performance e proposta de fábrica para tirar mais partido dos 280 cv extraídos do motor a gasolina com 2261 cm³ de cilindrada. Apenas e só para a berlina equipada com caixa manual de seis velocidades – em alternativa, o desportivo compacto da Ford também pode montar uma caixa automática de sete relações.

As primeiras entregas estão programadas já para Novembro, com a marca da oval azul a procurar elevar o desempenho do Focus ST em pista por meio de uma afinação mais precisa, graças à suspensão adaptável da KW Automotive que prevê 12 níveis de ajuste dos amortecedores para compressão e 16 para descompressão. Para baixar o centro de gravidade e, com isso, beneficiar o comportamento, o Focus ST equipado com o Track Pack monta ainda molas que reduzem a altura ao solo em 1 centímetro, face à versão de série, podendo o aspirante a piloto baixar a suspensão mais 1,5 cm, se assim o pretender e quando tal é legalmente possível.

Depois de regular a resposta do Focus ao circuito, os entusiastas dos track days podem confiar num sistema de travagem melhorado. Isto porque este pack conta igualmente com travões de maiores dimensões. A equipa da Ford Performance decidiu-se por um sistema da Brembo com discos dianteiros 10% maiores que os disponíveis de série (330 mm) e com pinças de quatro êmbolos, tudo para resistir melhor a uma utilização intensiva em pista, condição em que sobreaquecimento pode comprometer a eficácia da travagem. E porque os pneus são determinantes para garantir a máxima aderência, o Focus ST Track Pack “calça” uns pneumáticos Pirelli P Zero Corsa “específicos”, montados em jantes de liga leve de 19 polegadas que, segundo a marca, são “10% mais leves do que as de série e podem mudar de direcção mais rapidamente”.

Estas modificações são acompanhadas por um visual mais desportivo, fruto sobretudo de vários elementos com um acabamento em preto brilhante, independentemente da cor eleita para a carroçaria. É o caso do spoiler e do difusor traseiros, o mesmo acontecendo ao pára-choques dianteiro, com a incursão pelo preto a estender-se inclusivamente ao contorno dos logótipos ST que, na versão ST convencional surgem a cromado.

Ao que o Observador apurou, embora disponível para encomenda em Portugal, o Track Pack para o Focus ST com carroçaria de cinco portas ainda não tem preço definido no nosso mercado, algo que deverá acontecer até ao final desta semana.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR