Vinho Verde

Um produto que só Portugal dá ao mundo. Pode ser branco, tinto ou rosé e, na verdade, a sua cor não é verde. Recebe este nome porque a Região Demarcada dos Vinhos Verdes, a única do mundo onde é produzido, é coberta por uma vegetação verdejante durante todo o ano. E cujos solos, relevo, castas autóctones e formas de cultivo dão origem a um vinho naturalmente leve e fresco, distinto dos outros vinhos de Portugal e do mundo.

Região demarcada há mais de 100 anos

Criada em 1908, a Região Demarcada dos Vinhos Verdes (RDVV) é a maior Região Demarcada de Portugal e uma das mais extensas da Europa. Fica a noroeste do país, na zona de Entre-Douro-e-Minho. É limitada a norte pelo rio Minho e a sul pelo Douro e por três serras: Freita, Arada e Montemuro. A Este são quatro as elevações que marcam o seu limite: serras da Peneda, Gerês, Cabreira e Marão. Na banda Oeste, termina onde começa o Oceano Atlântico.

Com diferenças climáticas evidentes, existem na RDVV nove sub-regiões: Monção e Melgaço, Lima, Cávado, Ave, Basto, Sousa, Baião, Paiva e Amarante. As castas locais também variam, o que permite produzir uma grande variedade de vinhos, todas com características muito singulares.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Um vinho com agulha

Uma das particularidades dos Vinhos Verdes, é o facto de possuírem uma concentração de ácido málico superior à dos outros vinhos. Têm, por isso, a chamada agulha: uma acidez leve e agradavelmente picante, que acentua a sua frescura. São vinhos muito gastronómicos, com um teor alcoólico moderado e, consequentemente, menos calorias. Mas o que atrai o apreciador é mesmo o seu sabor frutado, fácil de beber, que combina maravilhosamente com saladas, peixes, mariscos, carnes brancas e os mais variados petiscos. É a bebida perfeita para os dias de hoje, em que existe fácil acesso a sabores de todo o mundo.

imagem grelha

Verdes Tintos, Brancos e Rosés, qual escolher?

Na verdejante Região Demarcada dos Vinhos Verdes, a variedade de castas permite produzir vinhos que sim, são verdes, mas também são brancos, tintos e rosés. Podem, ainda, ser espumantes ou dar origem a aguardentes vínicas e bagaceira.

Os Vinhos Verdes brancos jovens apresentam cor citrina ou palha, aromas ricos, frutados e florais, conforme as castas utilizadas na sua produção. Na boca são harmoniosos e intensos, sempre de uma grande frescura.

Os Vinhos Verdes tintos são intensamente vermelhos e, por vezes, apresentam espuma rosada ou vermelha viva. O seu aroma é vinoso, com destaque para os frutos silvestres. Na boca são frescos e persistentes, muito gastronómicos.

Os Vinhos Verdes rosé são de uma cor levemente rosada ou carregada. Os seus aromas jovens são frescos, lembrando frutos vermelhos. O sabor é harmonioso, fresco e frutado.

Na garrafeira da Mercadona, a seleção de Vinhos Verdes integra vinhos de colheitas jovens, uma preferência revelada pelos seus clientes em várias provas de degustação. Como revela Vitor Grilo, o especialista de vinhos da Mercadona, “foi graças às provas cegas que realizámos com os nossos clientes que conseguimos chegar à conclusão de que, colocando à prova o mesmo vinho, as colheitas mais recentes eram as que mais se escolhiam e gostavam quando comparadas com as colheitas antigas”

Os Verdes eleitos pela Mercadona

Nas lojas Mercadona, pode encontrar, na secção da Garrafeira, uma seleção de Vinhos Verdes Castelo de Moinhos. Desde os brancos, mais frutados, como o Loureiro produzido pela Adega Cooperativa de Ponte de Lima, aos mais intensos, como o Alvarinho e Trajadura, ambos da Adega Cooperativa e Regional de Monção. Contudo, a Mercadona não fica por aqui e tem para si uma sugestão deliciosa: um Vinho Verde Castelo de Moinhos, produzido pela Sociedade dos Vinhos Borges

Um copo para cada sabor

Para conhecer a fundo os Verdes da Mercadona, nada melhor do que saboreá-los com as receitas que mais se harmonizam com cada um deles. Siga as nossas sugestões:

Alvarinho mercadona

SALADA DE FIGOS | AÇORDA DE TOMATE

Loureiro Mercadona

EMPADA DE BORREGO | SALADA DE GRÃO DE BICO

alvarinho trajadura

SALADA DE DELÍCIAS DO MAR | FUSILI DE LENTILHAS COM ESPINAFRES

vinho verde tinto mercadona

ARROZ DE CABRITO | MEXILHÕES EM TOMATADA

Vinho verde rosé mercadona

PÃO RECHEADO COM QUEIJO | QUICHE DE SALMÃO

Vinho Verde Branco Mercadona

SOPA DE ERVILHAS | ESTUFADO DE COELHO

Visite a Garrafeira Mercadona no Observador, e fique a saber mais para escolher melhor.