Vai levantar poeira! Literalmente e não apenas em refrão de canção. Uma nuvem de poeiras do Norte de África, com origem no Sahara, atinge em cheio Portugal esta quinta-feira e obrigou já a DGS a emitir um comunicado com alertas para os cuidados a ter perante ao ar livre. Face à fraca qualidade do ar que se vai registar, a Direção-Geral da Saúde pede atenção redobrada à população mais vulnerável, como crianças e idosos.
Saharan dust spreading over Maghreb western coast, Iberian Peninsula and western Mediterranean.
Find more forecast products here: https://t.co/6V1NLWVz2O@WMO @AEMET_Esp @BSC_CNS @UNCCD @xqcgeo @ECuevasAgullo @SaraBasart pic.twitter.com/svu65WPhfg— Barcelona Dust (@Dust_Barcelona) October 25, 2022
Numa nota publicada na sua página da Internet, a DGS aconselha a população mais sensível, como os idosos, as crianças, os doentes com os problemas respiratórios crónicos (asma) e pessoas com doenças cardiovasculares a terem cuidados de saúde redobrados. E isso significa mesmo tentar permanecer em casa, no interior dos edifícios, de preferência com as janelas e portas fechadas.
A autoridade de saúde também aconselha a população em geral a limitar a atividade física ao ar livre, os esforços prolongados e a exposição ao fumo do tabaco, assim como o contacto com produtos irritantes. Tudo o que obrigue a respirar pior do que já vai ser, com o pó que andar no ar.
Esta massa de ar proveniente dos desertos do Norte de África transporta poeiras em suspensão e vai atravessar todo o país, aumentando as concentrações de partículas inaláveis de origem natural no ar.
Em caso de agravamento de sintomas, a DGS aconselha mesmo a que seja contactada a Linha Saúde 24 (808 24 24 24) ou se recorra a um serviço de saúde.