Um sismo com magnitude de 5.6 foi sentido na manhã desta segunda-feira na Indonésia, e as primeiras informações dão conta de vítimas mortais e centenas de feridos.

Um responsável da administração local de Cianjur, Herman Suherman, confirmou inicialmente à televisão Metro TV, citada pela AFP, que teriam morrido pelo menos 20 pessoas. A informação foi entretanto atualizada para 162 mortes, confirmadas pelo governador de Java Ocidental em declarações citadas pela Reuters. Entre os feridos, a maioria tem fraturas provocadas por terem ficado encurralados nos escombros. Já serão agora mais de 700.

Para além das vítimas diretas, mais de treze mil pessoas terão ficado desalojadas e mais de duas mil residências ficaram danificadas.

O sismo ocorreu às 13h21 (hora local, 6h21 em Lisboa) e que o epicentro foi em Cianjur, na província de Java ocidental, a cerca de 75 quilómetros de Jacarta. Cianjur é uma das regiões mais densamente povoadas de todo o país.

Também na capital vários escritórios foram evacuados, como testemunhou a agência Reuters no local. Embora não haja alerta de tsunami, as autoridades continuam a pedir aos cidadãos que se mantenham no exterior, por receio que de haja réplicas.

O Presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, enviou entretanto uma mensagem de condolências ao Presidente da Indonésia, Joko Widodo. De acordo com uma nota publicada no sítio oficial da Presidência da República na Internet, Marcelo Rebelo de Sousa “enviou uma mensagem de solidariedade e sentidas condolências”. A nota inclui uma referência às “numerosas vítimas” e deseja “a rápida recuperação de todos os feridos”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR