O Congresso dos Estados Unidos divulgou seis anos de declarações fiscais de Donald Trump depois de longas batalhas legais e especulações sobre as finanças do antigo Presidente norte-americano, num processo que só terminou com a intervenção do Supremo Tribunal. O The Washington Post, que analisou os documentos, refere que estes mostram que Trump poucos ou nenhuns impostos sobre o rendimento pagou em seis anos, incluindo os quatro em que foi Presidente dos EUA.

Em reação, Trump disse que as declarações fiscais mostram “orgulhosamente” o quão “bem-sucedido” tem sido e como foi capaz de utilizar “deduções fiscais” como um “incentivo para criar milhares de empregos e estruturas e empresas magníficas”. “Os democratas nunca deveriam ter feito isto, o Supremo Tribunal nunca deveria ter aprovado isto. Isto vai conduzir a coisas horríveis para muitas pessoas”, sugeriu, em comunicado, citado pela CBS News.

Analisados os documentos, o The Guardian refere que os números refletem pesadas perdas de negócio e minam as narrativas de riqueza e sucesso comercial que Trump tentou passar ao longo dos anos. Além disso, o antigo Presidente cumpriu, ao longo dos primeiros três anos no cargo, a sua promessa de doar o seu salário anual de 400 mil dólares a instituições de caridades. Mas, em 2020, quando as organizações sem fins lucrativos lutavam para ajudar as vítimas das Covid-19 e do desemprego associado à pandemia, não foi registada qualquer doação.

O The Washington Post revela também que Trump tem contas bancárias com valor superior a 10 milhões de dólares em vários países estrangeiros — como China, Irlanda ou Reino Unido — e ganhou dinheiro de uma lista considerada pelo jornal norte-americano como longa de várias nações estrangeiras enquanto era Presidente dos EUA.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A divulgação pública de documentos, que inclui informações pessoais confidenciais, surge uma semana depois de o Comité de Meios e Recursos da Câmara dos Representantes ter votado a favor da mesma e de ter sido divulgado que em 2020, Donald Trump declarou prejuízos e não pagou impostos sobre rendimento no último ano na Casa Branca. Além disso, o The Guardian refere que, entre 2016 e 2017, Trump e a mulher pagaram apenas 750 dólares em impostos. O casal declarou também rendimentos mais baixos para reduzir os impostos que teria que pagar, sendo que ganhava dinheiro de vários negócios: desde imóveis a clubes de golfe ou vinhos.

As informações tornadas públicas, que abrangem o período de 2015 a 2020 (o ano em que anunciou a candidatura à presidência norte-americana e o último ano que passou na Casa Branca), surgem poucos dias antes de os Republicanos retomarem o controlo da Câmara dos Representantes. O relatório tem quase seis mil páginas, incluindo mais de 2.700 páginas de declarações individuais de Trump e da mulher, Melania.

Quando concorreu à presidência dos EUA, Trump recusou divulgar as suas declarações fiscais e travou uma batalha legal para mantê-las em segredo enquanto esteve na Casa Branca. Porém, no mês passado, o Supremo Tribunal decidiu que o ex-Presidente deveria entregar os documentos ao Comité do Congresso. Por sua vez, o The Washington Post refere que Joe Biden, enquanto candidato e Presidente, divulgou as suas declarações fiscais.

Donald Trump declarou prejuízos e não pagou impostos sobre rendimento no último ano na Casa Branca