O Governo vai estabelecer um maior desconto do Imposto Sobre Produtos Petrolíferos (ISP) na gasolina a partir de fevereiro, mantendo o desconto em vigor para o gasóleo.

Em comunicado, o Ministério das Finanças salienta que “face à evolução recente de variação do preço do gasóleo e da gasolina, e em comparação com o mês anterior, estas medidas temporárias resultam numa manutenção do desconto de ISP no gasóleo e num aumento de 2,3 cêntimos por litro no desconto do ISP no caso da gasolina“.

Para janeiro tinha sido decidido uma redução no desconto. Agora inverte-se a tendência na gasolina.

O Governo anuncia ainda que mantém a suspensão da atualização da taxa de carbono também para o mês de fevereiro, “o que resulta na manutenção do desconto adicional de 13,4 cêntimos por litro no gasóleo e de 12,2 cêntimos por litro na gasolina, face à taxa que seria fixada em 2023”. E, considerando que este valor leva em cima o IVA, o Governo conclui que o desconto por via desta suspensão acaba por ser maior: 15,8 cêntimos no gasóleo e 15 cêntimos na gasolina. É um desconto que já vigorava em janeiro.

Segundo o comunicado, “considerando todas as medidas em vigor, a redução da carga fiscal passará a ser de 35,9 cêntimos por litro de gasóleo e de 34,8 cêntimos por litro de gasolina”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR