Desde que foi adquirida pela Hyundai, a Boston Dynamics reforçou a criatividade, até porque os seus robôs estão cada vez mais aperfeiçoados. Depois de os fazer saltar, correr e até dançar, agora a Boston Dynamics mostra como o seu humanóide consegue desempenhar o papel de servente de pedreiro na perfeição. Vai buscar peças ou ferramentas em falta e sobe ao andaime para entregá-las a quem está verdadeiramente a fazer a obra. E tudo isto com uma rapidez notável, já para não falar na “alegria” contagiante.

A Boston Dynamics já desenvolveu vários tipos de robôs, essencialmente em forma de humanóides ou de animais de quatro patas, mas agora está a apurar o seu funcionamento em condições específicas, de robôs militares a dançarinos – que até conseguem acompanhar a música –, sendo a última criação um robô que auxilia nas obras. Isto visando os pedreiros e pintores que precisam sempre de alguém para lhes dar uma mão rapidamente, mesmo ao fim de um longo dia de trabalho.

Equipados com câmaras, luzes ou sistemas de infravermelhos para funcionarem com baixa luminosidade, os robôs desta empresa da Hyundai movimentam-se cada vez mais como um ser humano, possuindo muito mais força e agilidade, como se pode ver pela forma como realizam saltos mortais à retaguarda, por vezes associados a piruetas. E se podem deslocar cargas muito superiores às que um ser humano suportaria, conseguem também ser muito delicados na forma como agarram ou largam os objectos que manuseiam. Veja aqui uma exibição do Atlas a fazer parkour.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR