Ronaldinho chegou à Kings League de Gerard Piqué ao ritmo de samba e de uma limusina rosa, a cor do Porcinos FC, equipa de Ibai Llanos, uma celebridade do mundo da internet, que escolheu este domingo o brasileiro como 12.º jogador. No entanto, a passagem dentro do campo foi mais discreta do que a chegada do antigo internacional canarinho à Cupra Arena, onde se disputa a competição. A fita na cabeça, o cabelo apanhado e o número dez nas costas deram-lhe a aparência dos tempos em que vestia as cores do Barcelona ou do AC Milan, mas, aos 42 anos, o físico já não é o mesmo.

Quando Ronaldinho entrou no jogo que, no modelo da Kings League se disputa 7×7 jogadores, a capacidade para sair do metro quadrado que alugou na frente de ataque foi praticamente nula, tanto que os árbitros não tiveram dificuldade em marcar foras de jogo. O brasileiro ainda tentou alguns remates, mas, tal como os companheiros e os adversários, não conseguiu marcar. O duelo entre o Porcinos FC, líder da classificação, e o PIO FC terminou assim sem golos. Uma vez que não há empates nesta competição, a partida seguiu para as grandes penalidades, marcadas de uma forma bastante peculiar, em que o batedor conduz a bola e pode até tentar ultrapassar o guarda-redes enquanto a conduz. Ronaldinho recusou-se a marcar. “Vamos colocar outro. Eu não vou estar a correr, estás louco?”, disse aos árbitros quando lhe explicavam como se marcavam os penáltis. O Porcinos FC acabaram por perder por 3-1.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Ainda assim, o papel de Ronaldinho na competição não acaba aqui. Gerard Piqué e Ibai Llanos (criadores da liga) anunciaram que o antigo jogador vai ser o primeiro proprietário da Kings League no Brasil, abrindo portas à internacionalização da prova. “Foram negociações longas, mas, no final, está aqui. Gostava de comunicar que Ronaldinho será o primeiro proprietário da Kings League no Brasil, tendo uma equipa. Estou feliz por ver [aqui] o melhor jogador que vi no terreno de jogo, pelo menos aquele que fez mais magia, tirando Messi”, anunciou o antigo central do Barcelona.

A presença do brasileiro fez-se notar nos números da oitava jornada em que, segundo dados da TVTOP, uma plataforma que reúne dados estatísticos dos serviços de streaming em Espanha, registou uma audiência média recorde de 873.000 espetadores e um pico máximo de 2.120.962, somando os números da Twitch, Youtube, TikTok e Facebook, plataformas que transmitem a Kings League. O jogo com mais audiência foi o Porcinos FC-PIO FC. A expansão da Kings League tem sido rápida e até já foi apresentada uma versão feminina, a Queens League.

Desde que terminou a carreira, o antigo Bola de Ouro tem acumulado problemas legais. Um deles inclusivamente impediu o brasileiro de viajar para Portugal, quando tinha sido confirmado como orador da Web Summit em 2018. O brasileiro não marcou presença em Lisboa por ter o passaporte apreendido pela justiça brasileira devido ao não pagamento de uma dívida à qual tinha sido condenado por ter construído uma plataforma de pesca numa zona protegida junto ao rio Guaíba no Brasil, o que foi considerado um crime ambiental. Já em 2019, quando ainda tinha o passaporte apreendido, recebeu de Bolsonaro o cargo de embaixador do turismo brasileiro. No ano seguinte, a empresa de criptomoedas 18kRonaldinho, com a qual tinha ligações, ficou associada a uma esquema pirâmide. Ainda em 2020, esteve seis meses preso no Paraguai por ter entrado no país com um passaporte falso. Em 2019, a Folha de S. Paulo dava conta de dívidas na ordem dos três milhões de euros.

Futebol com cartas e contornos de reality show: a Kings League de Piqué é um sucesso e ameaça audiências da La Liga