Numa fase em que estamos em vias de começar a usufruir de condução autónoma de Nível 3, a que se irão seguir as de Nível 4 e 5, em que os veículos já nem utilizarão volante ou pedais, falta resolver o problema dos carregamentos, uma vez que não se imagina que alguém aprecie ter que sair de um carro que não conduz, por ter um determinado nível de autonomia, para pegar no cabo de carregamento e ligá-lo ao veículo. Daí que a Hyundai tenha concebido uma espécie de Robocop em que se possa delegar esta operação.

Denominado Automatic Charging Robot (ACR), o novo sistema foi concebido para funcionar tanto no exterior como no interior, inserindo o cabo de carga na tomada do veículo automaticamente. Para isto ser possível, o veículo tem de estacionar próximo do robô e abrir a tampa que protege a tomada.

Hyundai compra a Boston Dynamics, que faz os “cães” robóticos Spot e o robô que faz “Parkour”

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O responsável pelo Robotics Lab do Hyundai Motor Group, Jin Hyun, afirma que “o ACR vai incrementar a acessibilidade aos pontos de recarga, especialmente de indivíduos com problemas de mobilidade”, salientando ainda que esta solução é particularmente útil porque “com o aumento da potência de carga, os cabos vão tornar-se cada vez mais pesados e difíceis de manusear”.

Para os ACR a operar na via pública, o construtor avança que o equipamento lida sem problemas com água e poeira, além de estar equipado com sensores laser para detectar a aproximação de seres humanos ou animais. O novo ACR vai ser apresentado ao público no Seoul Mobility Show, que irá decorrer entre 31 de Março e 9 de Abril.