O primeiro-ministro do Japão convidou esta sexta-feira o Presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, para participar na cimeira do G7 que acontecerá em maio em Hiroshima, juntamente com outros líderes de países não integrantes do grupo.

Fumio Kishida transmitiu hoje o convite a Lula da Silva durante uma conversa telefónica, informou num comunicado o Ministério dos Negócios Estrangeiros do Japão.

O líder japonês manifestou interesse em “discutir diversos assuntos da comunidade internacional” com Lula da Silva no “encontro alargado dos líderes do G7”, que acontecerá entre 19 e 21 de maio em Hiroshima.

Kishida também demonstrou esperança que Lula, “com sua vasta experiência, tenha um papel ativo na reunião”.

O Presidente brasileiro agradeceu o convite, segundo nota do ministério japonês.

Os dois dirigentes manifestaram o desejo em alargar as relações políticas, económicas e sociais, no quadro do “grande potencial” de cooperação bilateral.

Kishida e Lula da Silva também trocaram impressões sobre a situação na Ucrânia ou sobre as tensões na Ásia-Pacífico relacionadas com a China e a Coreia do Norte.

Os dois líderes confirmaram a disposição de cooperar como membros não-permanentes do Conselho de Segurança das Nações Unidas.

O convite de Lula da Silva para o G7 chega uma semana antes da viagem do Presidente brasileiro à China para pedir ao líder daquele país, Xi Jinping, que promova o diálogo para restabelecer a paz entre Rússia e Ucrânia.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Lula da Silva reforçou, na quinta-feira, a sua disponibilidades para promover o diálogo de paz na guerra da Ucrânia.

Além dos líderes do G7 – grupo dos países mais industrializados composto por Japão, Alemanha, Canadá, França, Itália, Reino Unido e Estados Unidos-, Kishida convidou o Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, e o seu homólogo sul-coreano, Yoon Suk-yeol, para a cimeira de Hiroshima.

Além de Lulada Silva, o Executivo japonês deve convidar outros líderes do chamado Sul Global, como o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, e o Presidente indonésio, Joko Widodo.