Na próxima temporada de 2024/25, a única equipa a ser apurada diretamente para a Liga dos Campeões vai ser a que terminar no primeiro lugar. A queda de Portugal para o sétimo lugar do ranking da UEFA equivale à perda de uma vaga de acesso direto à Champions. O treinador do FC Porto, Sérgio Conceição, demarcou-se da responsabilidade após a eliminação nos oitavos da Liga dos Campeões com o Inter, depois de cinco anos em que esteve em quatro na Liga milionária e chegou duas vezes aos quartos. “Nós temos feito a nossa parte”. O que podia então ter sido feito para Portugal não ter sido feito para que o deslize não acontecesse?

O coeficiente que define a posição de cada país no ranking da UEFA é estabelecido através do número de pontos somados por cada equipa nas três competições europeias a dividir pelo número de equipas que participam nas provas internacionais. A saber:

  • Liga dos Campeões

2 pontos – Todas as vitórias da fase de grupos em diante
1 – Todos os empates da fase de grupos em diante
4 – Bónus de participação na fase de grupos
4 – Bónus de participação nos oitavos de final
1 – A cada ronda que os clubes chegam a partir dos oitavos de final

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

  • Liga Europa

3 – Participação na fase de grupos
2 – Todas as vitórias da fase de grupos em diante (exceto playoff de eliminação)
1 – Todos os empates da fase de grupos em diante (exceto playoff de eliminação)
4 – Vencedores dos grupos
2 – Segundos classificados dos grupos
1 – A cada ronda que os clubes chegam a partir dos oitavos de final

  • Liga Conferência

2,5 – Participação na fase de grupos
1 – Concedido a cada clube eliminado na primeira ronda de qualificação
1,5 – Concedido a cada clube eliminado na segunda ronda de qualificação
2 – Concedido a cada clube eliminado na terceira ronda de qualificação
2,5 – Atribuído a cada clube eliminado no playoff
2 – Todas as vitórias da fase de grupos em diante (exceto playoff de eliminação)
1 – Todos os empates da fase de grupos em diante (exceto playoff de eliminação)
2 – Vencedores dos grupos
1 – Segundos classificados dos grupos
1 – Em cada ronda que os clubes chegam a partir das meias-finais

Olhando para o acumulado das últimas cinco temporadas (método para apurar o valor que conta para o ranking da UEFA), e nesta fase da época, Portugal tem apenas 55,882 pontos contra os 59,300 dos Países Baixos. Esta temporada, os neerlandeses tinham apenas cinco equipas nas provas europeias (Ajax, PSV, Feyenoord, FC Twente e AZ Alkmaar) contra os seis representantes portugueses (Benfica, FC Porto, Sporting, Sp. Braga, Gil Vicente e Vitória SC).

Por um lado, o Benfica e o Sporting ainda sobrevivem na Europa e o FC Porto chegou aos oitavosda Liga dos Campeões. Por outro, o Sp. Braga não ultrapassou o playoff de acesso aos oitavos da Liga Europa e Gil Vicente e V. Guimarães não conseguiram garantir o acesso à fase de grupos da Liga Conferência, verificando-se um fosso entre os clubes que habitualmente ocupam os três primeiros lugares do campeonato nacional e os restantes. No sentido inverso, das cinco equipas neerlandesas, apenas o Twente não conseguiu vaga na fase de grupos da prova a que podia aceder, no caso, a Liga Conferência. Além disso, das restantes, todas conseguiram aceder às fases a eliminar, sendo que ainda estão em competição Feyenoord e AZ Alkmaar (eliminou o Gil Vicente nas pré-eliminatórias).

A Liga Conferência veio criar uma forte clivagem entre os Países Baixos e Portugal. Na temporada passada, o Vitesse chegou ao playoff de eliminação, o AZ Alkmaar e o PSV aos quartos e o Feyenoord à final, que perdeu com a Roma de José Mourinho. Enquanto isso, Portugal não teve representação na fase de grupos. Esta época, o AZ Alkmaar já está nos quartos de final e pode não ficar por aí.

Para Sérgio Conceição, a perda de um lugar na Liga dos Campeões tem “uma consequência financeira evidente”. Perante os efeitos que o sétimo lugar do ranking pode provocar, o presidente da Liga Portugal, Pedro Proença alertou para a necessidade de diminuir as diferenças para os países concorrentes. “Agora que perdemos a sexta posição no ranking europeu, devemos olhar para este momento com preocupação mas, acima de tudo, como uma oportunidade única para colocar na agenda uma discussão inadiável, que envolva todos aqueles que têm a obrigação de conferir ao Futebol Profissional condições que lhe permitam bater-se em plano de igualdade com aqueles que são os seus concorrentes diretos”, disse em comunicado divulgado no âmbito do plano estratégico para o quadriénio 2023-2027. “Não nos podem exigir que mantenhamos ou melhoremos a nossa posição no ranking europeu se não nos derem condições semelhantes àqueles com quem temos de competir”, continuou.

A Eredivisie, o campeonato dos Países Baixos, divulgou esta quinta-feira um vídeo alusivo à subida ao sexto lugar. O protagonista é Khalid Boulahrouz, antigo internacional neerlandês que passou pelo Sporting em 2012/13 vindo do Estugarda, também conhecido como O Canibal, que foi expulso no jogo entre Portugal e a Laranja Mecânica a contar para o Mundial 2006 que a Seleção Nacional venceu por 1-0 com golo de Maniche. A Liga Portugal respondeu dizendo: “Aproveitem enquanto dura”.