Primeiro, os rumores. Porque a permanência no PSG se tinha tornado uma utopia, porque o Barcelona não tinha a folga orçamental para recuperar a sua estrela, porque não existia qualquer outro clube interessado em pagar um vencimento ao nível dos melhores entre os melhores. Depois, as especulações. Porque o jogador fez uma viagem ao país ao abrigo do acordo que tem com o Turismo local (e que rende mais de sete milhões de euros por ano), porque os adeptos parisienses não gostaram, porque o clube castigou o avançado, porque o avançado teve de pedir desculpas públicas para voltar aos treinos. Agora, o primeiro sinal de que não existe fumo sem fogo. Ainda que sem confirmações, Lionel Messi pode estar a caminho da Arábia Saudita.

De acordo com a agência France Press, que cita uma fonte saudita próxima das negociações, já existe acordo com o jogador de 36 anos para se mudar de armas e bagagens para a Liga do país na próxima temporada com um “contrato enorme”. “A vinda do jogador é um affaire concluído, ele vai jogar na Arábia Saudita”, referiu a mesma fonte ao órgão pedindo anonimato. Perante a informação, o PSG, atual clube do campeão mundial pela Argentina, referiu apenas que o jogador tem um contrato válido com o clube até 30 de junho.

A notícia não refere o clube que estará prestes a contratar Messi mas tudo aponta para que seja o Al Hilal, atual campeão saudita que conta com jogadores que já passaram por Portugal como Moussa Marega (FC Porto), André Carillo (Sporting e Benfica) e Luciano Vietto (Sporting). Ou seja, em 2023/24 poderá haver um duelo entre o argentino e Cristiano Ronaldo, do Al Nassr, depois de quase uma década de confrontos diretos em Espanha entre Real Madrid e Barcelona – fora os duelos na Champions entre Barça e Manchester United.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Perante a notícia, o Sport, jornal catalão, reforçou que Lionel Messi não tem ainda nada assinado com mais nenhum clube a não ser o PSG, com quem tem ligação até ao final de junho, sendo que uma fonte da família salientou ao jornal que só depois do final da Ligue 1 é que o argentino vai decidir o seu futuro.

“Não há absolutamente nada com nenhum clube para o ano que vem. A decisão não se tomará antes que o Lionel termine a Liga com o PSG. Uma vez que esteja finalizada a temporada, será o momento de analisar e ver o que acontece, e então tomar uma decisão. Existem sempre rumores e muitos usam o nome do Lionel para ganhar notoriedade mas a verdade é apenas uma e podemos assegurar que não há nada. Nem verbal, nem acordado, nem pactuado. E não haverá antes que termine a temporada. É uma falta de respeito dos meios da forma como respondem, como enganam de maneira consciente e deliberada, sem fornecer provas de alguma das afirmações proferidas, querendo transformar numa notícia qualquer rumor mal-intencionado ou estão a mando de alguém a favor dos seus interesses.. Teriam de explicar por que não confrontam as informações… Não querem que a verdade arruíne as ‘notícias'”, escreveria depois o pai e representante do jogador, Jorge Messi, num comunicado difundido nas suas redes sociais.