Praticamente 3% da população portuguesa com 15 e mais anos — cerca de 219 mil pessoas — esteve em Lisboa a comemorar o 25 de Abril por ocasião do 50º aniversário da revolução, que terminou com os 48 anos de regime ditatorial. A estimativa é feita pela PSE, consultora de data science que estuda a mobilidade da população portuguesa.

A conta é feita ao número de pessoas que circularam a pé na zona do Marquês de Pombal, Avenida da Liberdade e Praça do Rossio, por ocasião destas celebrações na passada quinta-feira. “Este valor é mais do dobro do verificado no ano anterior — que a PSE estimou em 105 mil pessoas — confirmando os testemunhos, publicamente noticiados, sobre a impressão de uma muito maior afluência este ano, que assim se confirma e qualifica”, afirma a consultora em comunicado.

Sobre as idades, indica que 44% dos presentes tinham 55 e mais anos, e que 22% estavam entre os 35 e 54 anos. Os jovens, dos 15 aos 34 anos, representavam 34% dos manifestantes. Um valor acima da composição habitual na população portuguesa.

4h. PSP não tem estimativa concreta do número de pessoas no desfile do 25 de abril

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

De acordo com a mesma fonte, que analisou os dados referentes às pessoas que se mobilizaram na capital, 62% dos participantes tinham formação superior. Já os géneros tiveram uma representação praticamente igualitária, com uma repartição de 53% homens e de 47% mulheres.

Nas redes sociais, as imagens áreas mostram a multidão que se reuniu no centro da capital.

Relativamente à classe social dos portugueses que participam nas celebrações desta data, desde 2023 que, segundo a consultora, tem existido estabilidade na distribuição, sendo que em 2024, 20% dos manifestantes eram da classe alta, 66% eram da classe média e ainda 14% da classe baixa.

A PSP não divulgou uma estimativa concreta do número de pessoas a participar na manifestação de comemoração dos 50 anos do 25 de Abril. Perante o elevado número de participantes a concentração foi tratada pela PSP como uma “grande aglomeração”.