A SpaceX, do magnata Elon Musk, lançou no domingo a sua segunda missão totalmente privada. A caminho da Estação Espacial Internacional (ISS) estão quatro tripulantes, entre eles aquela que se tornou a primeira mulher saudita a viajar para o espaço.

O foguetão Crew Dragon foi lançado às 17h37 (22h37 em Portugal continental) do Centro Espacial Kennedy, na Flórida, para uma viagem organizada pela empresa Axiom Space. Segundo o The Telegraph, a tripulação, que deverá chegar à estação esta segunda-feira, é liderada pela antiga astronauta da NASA Peggy Whitson, de 63 anos, que atualmente trabalha com a Axiom. Com a missão, Whitson volta ao espaço seis anos depois da sua última vez, em 2017, e torna-se a primeira mulher a comandar um voo espacial privado.

Junto a ela, e a fazer história, está também a investigadora biomédica Rayyanah Barnawi que se torna a primeira mulher da Arábia Saudita a viajar para o espaço. “Sinto-me muito honrada e feliz por estar a representar todos os sonhos e esperanças de todo o povo da Arábia Saudita e de todas as mulheres do meu país”, disse a investigadora, citada na CNN.

A bordo seguem ainda John Shoffner, um norte-americano que fez a sua fortuna com uma empresa internacional de telecomunicações, e o segundo saudita, Ali AlQarni, um piloto da Força Aérea da Arábia Saudita.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Nos próximos oito dias, a equipa vai trabalhar juntamente com os sete astronautas que se encontram na Estação Espacial Internacional num conjunto de mais de 20 investigações e projetos científicos — entre elas células estaminais e outras investigações biomédicas.

Para além do trabalho de investigação, os convidados vão ter acesso à maior parte da estação, onde vão poder fotografar a Terra e conversar com as crianças das escolas do seu país. A Axiom não revelou quanto é que cada tripulante pagou para fazer parte da missão.

Primeira missão tripulada totalmente privada para a estação espacial chega ao destino

Esta é a segunda vez que a empresa envia um voo privado para a estação espacial. O primeiro voo foi efetuado em abril do ano passado onde, durante nove dias, os quatro tripulantes realizaram experiências científicas e atividades de cariz educativo e comercial.

Segundo a CNN, a Axiom tem como objetivo tornar estas missões mais frequentes, oferecendo mais oportunidades a quem não é astronauta profissional para viajar até ao espaço.