Os dirigentes norte-americanos suspeitam que os serviços de informações ucranianos tenham estado por trás do ataque com drone que sobrevoou, no início do mês, o Palácio do Kremlin, a residência oficial do Presidente russo.

De acordo com uma investigação publicada esta quarta-feira pelo New York Times, ainda não é claro que unidade dos serviços de informações ucranianos esteve por detrás do ataque. Nem é possível apurar se o Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, deu luz verde para o ataque, ainda que esse cenário não seja provável.

Homens no telhado, bandeira falsa, audácia de Kiev. Quais são as teorias sobre os drones que explodiram sobre o Kremlin?

Os dirigentes norte-americanos chegaram a estas conclusões após terem intercetado conversas telefónicas dos membros dos serviços de informações ucranianos.

Além disso, de acordo com o jornal norte-americano, o envolvimento da Ucrânia no ataque não agradou a Washington. A Casa Branca está preocupada com uma possível escalada do conflito, em que a Rússia culpabliza os EUA pelos ataques.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR