A taxa de inflação voltou a abrandar em maio. Segundo os dados provisórios do INE terá ficado nos 4%, face aos 5,71% de abril. Os preços continuam a aumentar, mas a um ritmo mais lento. Ainda assim acima do objetivo dos bancos centrais de ficar em torno dos 2%.

Os dados finais serão conhecidos a 14 de junho.

“Esta desaceleração é em parte explicada pelo efeito de base resultante do aumento de preços da eletricidade, do gás e dos produtos alimentares verificado em maio de 2022 e ainda pela isenção de IVA num conjunto de bens alimentares essenciais”, garante o INE.

A inflação subjacente (que exclui produtos alimentares não transformados e energéticos) terá registado uma variação de 5,5%, um abrandamento de 1,1 pontos percentuais face aos 6,6% de abril. Os produtos energéticos tiveram uma diminuição para -15,5% (-12,7% no mês precedente) e o os produtos alimentares não transformados desaceleraram para 8,9% (14,1% em abril).

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Inflação recua para 5,7% em abril, o valor mais baixo desde março de 2022

Isto em termos homólogos. Na variação mensal, os produtos alimentares já caíram. Os não transformados já vinham de uma queda em abril e continuaram -2,37% e os transformados tiveram uma descida de 2,85%.

Fonte: INE