Acompanhe aqui o liveblog sobre a morte de Silvio Berlusconi

Silvio Berlusconi, o antigo primeiro-ministro e empresário italiano, morreu esta segunda-feira, aos 86 anos. Estava internado no hospital San Raffaele, em Milão, onde estava internado desde a última sexta-feira. Em abril, já tinha sido internado, na sequência do diagnóstico de leucemia.

A maior parte das reações à morte de Berlusconi destaca-lhe a iniciativa política e empreendedora. Além da vida política, Berlusconi também foi um empresário de relevo no mundo dos media e no imobiliário. No desporto, foi dono do AC Milan entre 1986 e 2017, período em que viu o clube italiano ganhar três Ligas dos Campeões e oito títulos da Série A.

As primeiras reações vieram das instituições italianas. “Berlusconi foi um grande líder político que marcou a história da nossa república, impactando paradigmas, usos e linguagens”, disse Sergio Matarella, Presidente da República italiano. Já a primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni, partilhou num vídeo que Berlusconi foi “um dos homens mais influentes da história de Itália”, um “lutador” e um “homem que nunca teve medo de defender as suas convicções”. “Com ele lutámos, ganhámos, perdemos muitas batalhas. E também, por ele, vamos alcançar os objetivos que definimos juntos.”

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Um empresário e um político que contribuiu para escrever páginas significativas da nossa história em todos os campos em que se aventurou.” Foi desta forma que o antigo primeiro-ministro Giuseppe Conte homenageou Berlusconi. “Ele provocou e polarizou o debate público talvez como nenhum outro”, acrescenta ainda o político, que foi primeiro-ministro entre 2018 e 2012, afirmando que “nunca lhe faltou coragem, paixão, tenacidade”.

Outro antigo primeiro-ministro de Itália, Mario Draghi, destacou a “extraordinária iniciativa e inovação” do político e empresário italiano. “Expresso as minhas condolências mais sentidas pela morte de Silvio Berlusconi, um protagonista absoluto da vida pública italiana dos últimos 50 anos”, disse Draghi, que foi primeiro-ministro entre fevereiro de 2021 e outubro de 2022.

Morreu Silvio Berlusconi, que abriu “uma nova era política” em Itália

As mensagens de condolências também vieram do Vaticano. O Papa Francisco reagiu à morte de Silvio Berlusconi expressando a “participação sincera no luto pela perda de um protagonista da vida política italiana, que assumiu as responsabilidades públicas com um temperamento enérgico”, em declarações citadas pela agência italiana ANSA. O Papa também enviou um telegrama à família do antigo primeiro-ministro italiano, onde invocou “paz eterna” para Berlusconi e “consolo do coração para os que choram a sua partida”.

A Presidente do Parlamento Europeu, a italiana Roberta Metsola, deixou uma mensagem de despedida a Berlusconi no Twitter. “O lutador que liderou o centro-direita e foi protagonista da política em Itália e na Europa durante gerações”, referiu. “Pai, empresário, deputado europeu, primeiro-ministro, senador. Ele deixou a sua marca e não será esquecido.”

As reações à morte desta figura italiana, nem sempre consensual e por várias vezes envolvida em escândalos sexuais, não se ficaram por Itália. “Para mim, o Silvio era uma pessoa querida, um verdadeiro amigo”, disse Vladimir Putin numa mensagem de condolências para Silvio Berlusconi. Putin realçou também que “admirava a sabedoria” do político italiano.

Os longos casamentos, as amantes e a companheira 53 anos mais nova: as mulheres da vida de Silvio Berlusconi

Já Viktor Órban, primeiro-ministro da Hungria e também um aliado de Putin, partilhou uma imagem no Twitter onde surge com Berlusconi. “Partiu o grande lutador.”

As reações no mundo do futebol

As primeiras homenagens a Berlusconi no mundo do futebol vieram do AC Milan, o clube do coração do empresário italiano. “Profundamente triste, o AC Milan está de luto com a morte do inesquecível Silvio Berlusconi”, escrevia o clube numa publicação no Twitter. “Obrigado, senhor presidente. Sempre connosco”, continuava a mensagem. Silvio Berlusconi foi dono do AC Milan ao longo de três décadas.

Por cá, o Futebol Clube do Porto (FCP) lembrou Silvio Berlusconi “enquanto dirigente máximo do AC Milan” que com o clube “privou em várias ocasiões” e prestou a sua homenagem com uma publicação no Twitter.

Berlusconi vai ter direito a um funeral de estado, que se vai realizar esta quarta-feira, na Catedral de Milão. O funeral vai ser conduzido pelo arcebispo de Milão, dom Mario Delpini.