A RM Sotheby’s vai leiloar em Monterrey, nos EUA, entre 17 e 19 de Agosto, uma das mais estranhas colecções de Ferrari da história. São 20 os modelos, nenhum deles em bom estado de conservação – existindo mesmo um que está consideravelmente destruído –, mas a lista inclui carros históricos da marca italiana que disputaram corridas míticas como as 24 Horas de Le Mans, as Mille Miglia ou a Targa Florio, bem como modelos com o emblema do Cavallino Rampante que pertenceram à realeza.

6 fotos

Tão curiosa quanto a dimensão da colecção é a forma como foi descoberta, após ter permanecido intocada no fundo de um armazém na Florida desde 1990. Depois de ninguém saber da existência dos 20 Ferrari durante 14 anos, em 2004 o furacão Charley encarregou-se de os trazer à superfície, ao destruir parcialmente o armazém onde estavam guardados. A colecção foi então deslocada para o Indiana, onde voltou a ser resguardada do interesse alheio e aí irá continuar até ser licitada a 17 de Agosto, na Califórnia.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

7 fotos

Um dos modelos mais cobiçados por alguns coleccionadores é o Ferrari 250 GT Coupé Speciale by Pinin Farina de 1956 (a empresa alterou a denominação para Pininfarina em 1961), que pertenceu ao Rei Mohamed V de Marrocos, que é igualmente uma das quatro unidades produzidas com uma carroçaria ao estilo Superamerica. A RM Sotheby’s prevê que seja licitado entre 1,5 e 2,1 milhões de euros. Potencialmente ainda mais caro é o Ferrari 275 GTB/6C Alloy by Scaglietti de 1965, que participou na Targa Florio de 1966. O maior trunfo deste modelo é ter sido o primeiro 275 GTB long nose a ser equipado com uma carroçaria de alumínio e alimentado por seis carburadores, o que justifica os 1,9 a 2,5 milhões que se aguardam para arrematá-lo.

7 fotos

Mas entre os 20 Ferrari a ser leiloados no Verão, é provável que o menos apelativo para o coleccionador vulgar seja igualmente o mais atraente para muitos outros. Referimo-nos ao Ferrari 500 Mondial Spider Series 1 by Pinin Farina de 1954, que ficou em 4.º da classe nas Mille Miglia desse ano. Mas este Ferrari 500 foi também o que mais sofreu às mão do furacão Charley, exibindo hoje uma carroçaria de alumínio bem amassada, o que não impede a leiloeira de antever que algum dos seus clientes tradicionais o deseje levar para casa, depois de pagar em redor de 1,5 milhões de euros. Veja aqui a lista e as características de todos os modelos que vão a leilão.