Uma luta de gladiadores nos tempos modernos. Parece ser assim que Elon Musk está a posicionar o “combate do século” contra o rival da tecnologia e dono da Meta, Mark Zuckerberg. Numa série de publicações no X (anterior Twitter), o dono daquela rede social prometeu que a luta (que ainda não tem data) vai acontecer num “local épico”. E, como maneira de levantar o véu, deu pistas que apontam para um local: o Coliseu de Roma.

“Todo o cenário e enquadramento de câmara será em Roma Antiga, nada de moderno”, escreveu o empresário. Se a “pista” já deixava antever o local, Musk foi ainda mais longe, afirmando que falou “com a primeira-ministra de Itália [Giorgia Meloni] e com o ministro da Cultura [Gennaro Sangiuliano]”, e que estes terão já acordado “num local épico” para a luta de MMA entre os dois magnatas. A Sky News tentou contactar o governo italiano, mas não obteve resposta junto dos seus porta-vozes.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Musk aproveitou também para partilhar alguns detalhes sobre o futuro combate. De acordo com o dono da X, este será organizado através das respetivas fundações de Zuckerberg e Musk (e não através da UFC, a maior promotora de artes marciais mistas do mundo), com a transmissão a acontecer em simultâneo no X e nas plataformas da Meta, que incluem o Facebook e o Threads.

Todas as receitas da luta, garantiu ainda, reverterão a favor de associações de apoio a veteranos de guerra norte-americanos. O também dono da Tesla e da SpaceX disse também que tudo será tratado “com o máximo respeito pelo passado e presente de Itália”.

No entanto, quem quer que esteja a aguardar com antecipação este evento ainda terá de esperar algum tempo. Numa resposta a um utilizador da rede social, Musk revelou que se submeteu a uma ressonância magnética e que, apesar da fusão espinhal que terá feito no passado não apresentar problemas, o procedimento detetou “um problema” no ombro direito empresário nascido na África do Sul, que poderá necessitar de cirurgia. O tempo de recuperação, diz, é “de alguns meses”.

Quem não parece querer esperar é o adversário de Musk, que já disse estar pronto quando o magnata quiser. Na rede social Threads, Mark Zuckerberg afirmou que quando foi desafiado sugeriu o dia 26 de agosto para o combate, mas que Musk “ainda não confirmou”. “Estou pronto hoje”, vincou.

Muito se tem especulado sobre a luta entre Zuckerberg, de 39 anos, e Musk, de 52. Os dois CEOs concordaram num combate dentro da jaula em junho, com a animosidade entre ambos a estar ligada ao lançamento, por parte da Meta, de um rival direto do X (na altura ainda Twitter), o Threads, facto que levou Musk a acusar a empresa de copiar o design da sua plataforma.

Musk e Zuckerberg prometeram luta no ringue (para já ficam pelas redes sociais). Musk quer transmissão de combate na X