A polícia do município de Blendon, no Estado norte-americano de Ohio, divulgou esta sexta-feira um vídeo que mostra um dos seus agentes a disparar mortalmente sobre uma jovem negra grávida através do para-brisas do veículo em que se encontrava.

O incidente ocorreu na semana passada, mas só agora as imagens foram tornadas públicas. Ta’Kiya Young, de 21 anos, foi acusada por um funcionário de uma mercearia de roubar algumas garrafas de álcool. Como resultado do disparo do agente, Young e o feto morreram, noticiou a agência Efe.

As autoridades não divulgaram as identidades dos polícias envolvidos nem da vítima, que foi identificada pelas organizações comunitárias como uma mulher negra.

(Nota de redação: o Observador alerta que as imagens do vídeo em questão podem ferir a suscetibilidade dos leitores).

O vídeo, captado pela câmara corporal do atirador, começa quando Young estava dentro de um veículo no estacionamento de um centro comercial em Westerville, um subúrbio a norte de Columbus. Um agente fica na porta do condutor a pedir repetidamente a Young para sair do veículo, enquanto outro polícia, que utilizava uma câmara corporal, fica na frente do carro.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Young, que tem dois filhos, de 6 e 3 anos, diz que não roubou nada da loja e recusa-se a sair do veículo. Nesse momento, o agente que está em frente ao carro aponta a arma para a jovem grávida e também ordena que esta saia.

Quando o veículo se começa a mover, o agente dispara uma vez contra Young. Após o tiro, o carro segue lentamente e choca contra o edifício, enquanto Young aparece deitada sobre o banco do passageiro.

Em reação à divulgação do vídeo, o advogado da família de Young criticou as autoridades por demorarem tanto tempo a tornarem publicas as imagens, acrescentando que estas mostram que houve “um claro abuso de poder e autoridade”, pedidno em nome da família da jovem que se faça justiça.

“A família da Ta’Kiya está destroçada”, disse Sean Walton em entrevista à Associated Press. “O vídeo não fez nada a não ser confirmar o seu receio de que a Ta’Kiya foi assassinada sem justificação… ficaram de coração partido ao ver a Ta’Kiya a perder a vida sob circunstâncias tão ridículas”.

O chefe da polícia de Blendon, John Belford, sublinhou este sábado, em comunicado, que o autor do disparo fatal está em licença administrativa e adiantou que pediu ao gabinete de investigação criminal de Ohio para conduzir uma investigação independente sobre o que aconteceu.

Belford justificou o atraso na publicação do vídeo pela necessidade de retirar alguns momentos de acordo com as leis estaduais, bem como permitir a sua visualização por advogados.

Estados Unidos. Polícia da Califórnia mata a tiro homem amputado que se deslocava em cadeira de rodas

A polícia nos EUA tem sido repetidamente acusada por organizações de direitos humanos de usar a violência de forma desproporcional contra a população negra do país.

Segundo a associação Mapping Police Violence, que compila dados nacionais sobre violência policial, em 2022 a Polícia matou pelo menos 1.201 pessoas nos Estados Unidos. Destes, 26% eram negros, apesar de representarem apenas 13% da população norte-americana, explicou a associação.