Durante algumas semanas, os rumores que davam conta de um regresso de Neemias Queta à Europa iam aumentando. Para o Partizan de Belgrado, para a Grécia, para Espanha (de preferência olhando para um dos colossos, o Real Madrid). O jogador, alheio a tudo, continuava apenas a tratar serenamente do futuro e, após o final do contrato two way com os Sacramento Kings que permitia que estivesse com a equipa principal ou com a formação da G League, acabou mesmo por permanecer no conjunto que foi uma das revelações da última fase regular da NBA. No entanto, foi sol de pouca dura, tão curto que não chegou mesmo ao início da temporada de 2023/24 no basquetebol norte-americano. E o futuro volta agora a estar incerto.

Neemias tem oportunidade para ficar na NBA, mas futuro é incerto: novo contrato com os Kings não garante continuidade na Liga

De acordo com o jornalista Adrian Wojnarowski da ESPN, um dos maiores especiaistas da NBA que tinha também avançado com essa permanência, os Kings decidiram dispensar o poste português e ainda Nerlens Noel. No caso de Neemias Queta, a justificação é simples: a equipa apostou na contratação de JaVale McGee, que se encontrava livre, e reforçou com isso uma posição que já tinha várias alternativas (aquelas que tinham “tapado” o internacional na última temporada) entre Domantas Sabonis, Trey Lyles e Alex Len.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Desta forma, existem agora dois cenários possíveis para o jogador que teve também algum azar durante a Summer League, a pré-época da NBA, com uma lesão que o impediu também de representar Portugal na fase de pré-qualificação para o torneio olímpico após um arranque interessante que parecia justificar o contrato standard que tinha sido oferecido pelo conjunto de Sacramento comandado por Mike Brown: 1) é aposta de uma outra equipa da NBA que queira ter uma maior profundidade na posição; 2) regressa à Europa, sendo que os dois últimos anos nos EUA funcionam quase como cartão de entrada numa equipa de Euroliga.

Desde que se tornou o primeiro português a entrar na NBA em 2021 (39.ª escolha do draft apesar de ter sido antes apontado a uma pick da primeira ronda), Neemias Queta, que foi sempre um dos jogadores em destaque ao serviço dos Stockton Kings nos últimos dois anos (17,7 pontos, 8,7 ressaltos e 1,9 desarmes de lançamento de média), fez um total de 20 jogos na principal liga de basquetebol norte-americana.