Um avião de pequeno porte despenhou-se este sábado no meio da selva amazónica brasileira e as autoridades confirmaram a morte das 14 pessoas que estavam a bordo, provavelmente turistas.

O aparelho, um bimotor turboélice Embraer EMB-110 “Bandeirante”, um avião com capacidade para 21 passageiros, partiu de Manaus, capital do estado do Amazonas, com destino a Barcelos, a cerca de 400 quilómetros de distância, mas caiu pouco antes de pousar, quando fortes chuvas caíam naquela região da selva, de acordo com fontes oficiais.

O presidente da Câmara Municipal de Barcelos, Edson Mendes, confirmou que 14 pessoas viajavam no avião, duas das quais tripulantes, e que não houve sobreviventes do desastre. As informações preliminares são de que alguns dos passageiros eram turistas norte-americanos, embora o autarca tenha frisado que isso ainda não foi confirmado.

Por outro lado, o governador da região, Wilson Lima, avançou ao jornal Globo que se tratariam de 12 turistas brasileiros: “São todos brasileiros, turistas. Estamos no verão amazónico, época da prática da pesca desportiva. Provavelmente esse pessoal ia pescar no Rio Negro”, disse. Contudo, reconheceu que a identidade das vítimas ainda não foi confirmada.

Barcelos é uma pequena cidade no meio da floresta amazónica, que vive da agricultura e do turismo, e tem a pesca desportiva como uma das suas maiores atrações.

Segundo Edson Mendes, uma vez resgatados, os corpos serão trasladados para Manaus, o que se espera que seja possível este domingo, apesar dos temporais que atingiram a cidade.

A Força Aérea Brasileira (FAB) confirmou entretanto que foi acionada para investigar as causas do acidente, de acordo com o G1.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR