A matemática era simples. Pepe e Marcano estão lesionados, Fábio Cardoso e David Carmo eram titulares — ou seja, Sérgio Conceição teria de convocar um quinto central para o Clássico da Luz para ter uma solução no banco de suplentes e esperar que o pior dos cenários não acontecesse. No fim, o pior dos cenários aconteceu. E o plano C teve de se tornar o plano A.

“Sei que custa… Mas acho que ganhámos muito mais do que perdemos, sinceramente.” O otimismo de Conceição, que tem um “escudo”

Pouco depois dos 20 minutos de jogo, após Fábio Cardoso ter visto o cartão vermelho direto e Alan Varela ter segurado as pontas ao lado de David Carmo nos instantes seguintes, Zé Pedro saltou do banco para render o central. Aos 26 anos, o jogador da equipa B do FC Porto que Sérgio Conceição convocou para ser a solução de recurso estreou-se na Primeira Liga e desde logo num Clássico, perante o Benfica, em pleno Estádio da Luz.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Natural de Guimarães, Zé Pedro deu os primeiros passos precisamente na formação do V. Guimarães, mudando-se depois para o Vizela já enquanto júnior. Estreou-se como profissional no União Torcatense, em 2016/17, e passou depois pelo Fafe e pelos Sub-23 do Sp. Braga. Chegou ao Estrela da Amadora em 2020/21, a temporada em que os tricolores carimbaram a subida à Segunda Liga, e assinou pelo FC Porto logo na época seguinte: fez 28 jogos pela equipa B em 2021/22 e 37 em 2022/23, levando já cinco em 2023/24.

Pelo meio, e antes da estreia desta sexta-feira na Primeira Liga, já tinha tido minutos na equipa principal. Logo em dezembro de 2021, no ano em que chegou ao Dragão, cumpriu os 90 minutos de uma vitória contra o Rio Ave na fase de grupos da Taça da Liga, formando dupla com João Marcelo. Quase dois anos depois, voltou às escolhas de Sérgio Conceição — e logo num Clássico.

Já depois do apito final na Luz, nas redes sociais, Pepe não quis passar ao lado do Clássico e decidiu reagir à derrota do FC Porto — numa aparente crítica à arbitragem, ainda que de forma muito ambígua e pouco explícita. No X (antigo Twitter), o internacional português que nem sequer viajou para Lisboa por estar lesionado partilhou uma imagem de um circo, com palhaços, e acrescentou um emoji de uma câmara de filmar.