A FIFA esclareceu este sábado que Portugal, Espanha e Marrocos, organizadores da competição, além de Uruguai, Argentina e Paraguai, anfitriões do centenário, estão automaticamente qualificados para o Campeonato do Mundo de futebol de 2030.

A FIFA decidiu na quarta-feira atribuir a organização do Campeonato do Mundo de futebol de 2030 a Portugal, Espanha e Marrocos, promovendo ainda a disputa de três jogos em Argentina, Paraguai e Uruguai, por forma a celebrar o centenário da competição, cuja primeira edição foi disputada em solo uruguaio.

“Marrocos, Portugal e Espanha, como anfitriões do torneio, e Uruguai, Argentina e Paraguai, como anfitriões das celebrações do centenário, qualificar-se-ão automaticamente a partir da quota de atribuição de vagas das respetivas confederações”, referiu a FIFA, numa decisão que será oficializada num Congresso Extraordinário a realizar em 2024.

Respondendo a várias questões sobre Mundial2030, a FIFA adiantou ainda parte do cronograma da competição, garantindo que o calendário de jogos será “adaptado” para proporcionar dias de descanso às equipas envolvidas na celebração do centenário na América do Sul.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Os três jogos disputados na América do Sul serão antecipados alguns dias antes dos jogos oficiais de abertura do Campeonato do Mundo, que será disputado em Marrocos, Portugal e Espanha”, lê-se no mesmo comunicado.

Em 8 e 9 de junho de 2030 decorrerá a cerimónia de comemoração do centenário e os primeiros embates, com a seleção do Uruguai a jogar em Montevideu, enquanto a Argentina e o Paraguai jogam na respetiva ‘casa’.

Na quinta e sexta-feira seguintes, 13 e 14 de junho de 2030, terão lugar a cerimónia e os jogos de abertura do Campeonato do Mundo de futebol de 2030.

Em 15 e 16 de junho, jogar-se-ão as respetivas partidas das restantes seleções dos grupos do Uruguai, Argentina e Paraguai. Na sexta-feira seguinte, em 21 de junho de 2030, arrancam os segundos jogos de todas as equipas dos grupos destas seleções. Já a final do Campeonato do Mundo está agendada para 21 de julho de 2030, domingo.

A FIFA garantiu, ainda, que irá tomar todas as medidas necessárias para “mitigar o impacto ambiental” da competição que contará com 101 jogos em Portugal, Espanha e Marrocos, mais os três que vão ser disputados na América do Sul, num total de 104.

“Marrocos, Portugal e Espanha serão os anfitriões do Campeonato do Mundo de 2030. Por conseguinte, em 101 jogos, o torneio será disputado num conjunto de países vizinhos, geograficamente muito próximos e com infraestruturas e ligações de transportes extensas e bem desenvolvidas. Três jogos terão lugar na América do Sul, também em países vizinhos geograficamente próximos, para assinalar o 100.º ano do torneio, numa celebração única. A FIFA tomará todas as medidas necessárias para atenuar o impacto ambiental do Campeonato do Mundo”, garante a FIFA.

Portugal estreia-se em Mundiais, depois de ter recebido o Euro2004, a Espanha o Euro1964 e o Mundial1982, enquanto Marrocos acolheu a Taça das Nações Africanas (CAN) em 1988.

Esta vai ser a primeira vez que um Mundial será repartido por seis países: Uruguai, Argentina e Paraguai vão receber três jogos, como forma de “celebrar o centenário” da competição, cuja primeira edição decorreu em solo uruguaio, em 1930.