Disse Oscar Wilde que “a vida imita a arte mais do que a arte imita a vida”. Não era de cristal o sapatinho que encontraram no Palácio de Christiansborg depois da festa de 18 anos do príncipe Christian da Dinamarca, mas o episódio foi comparado ao conto de fadas que marcou várias gerações. “Foi a Cinderela quem se esqueceu do sapato ontem à noite?”, perguntou a Casa Real dinamarquesa no Instagram, num post que, entretanto, se tornou viral.

A próxima geração de monarcas reunida numa imagem: a grande festa de 18 anos do príncipe Christian da Dinamarca

“Quando os convidados do jantar de gala de Sua Majestade a Rainha foram ontem para casa, este solitário sapato de salto agulha foi deixado no Palácio de Christianborg. O proprietário pode entrar em contacto connosco para recuperá-lo”, continua a legenda.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A história cativou a atenção da imprensa internacional. Entusiasmados com o mistério, os dinamarqueses propuseram várias teorias para o esquecimento. Na caixa de comentários do post da Casa Real, sugeriu-se que alguma das convidadas poderia ter levado consigo um par de sapatos confortáveis para trocar a meio da noite, acabando por deixar para trás uma das sandálias de salto, provavelmente esquecida debaixo de uma mesa.

“Ficamos contentes que os nossos sapatos tenham chegado ao baile”, comentou a equipa dinamarquesa da Deichmann, sem perder a oportunidade de entrar na brincadeira ao perceber que o sapato mais famoso do país (pelo menos por agora) tinha a sua etiqueta. “Se a princesa vier de longe, teremos o prazer de oferecer-lhe um novo par.”

O mistério acabaria por ser desvendado dias mais tarde, quando o canal de televisão dinamarquês TV2 pegou nas imagens para rever, um a um, todos os convidados que entraram no palácio nessa noite, acabando por encontrar a protagonista: Anne-Sofie Tørnsø Olesen, de 18 anos. Natural de uma pequena vila dinamarquesa, foi uma de 200 jovens de cada um dos municípios da Dinamarca, Gronelândia e Ilhas Faroé a quem a Casa Real estendeu a lista de convidados.

Anne-Sofie Tørnsø Olesen antes de chegar à festa, com os famosos sapatos na mão

Inspirada precisamente no conto da Cinderela, Anne-Sofie quis deixar o sapato para trás de propósito no palácio. “Isto só vai acontecer uma vez na minha vida, por isso é melhor agarrar a oportunidade”, recordou, citada pela Vanity Fair. A demanda acabou por se revelar mais desafiante do que esperava. À primeira tentativa de largar discretamente uma sandália, um dos outros convidados apressou-se a devolver-lha. Determinada a prosseguir com o plano, voltou a largá-lo nas escadas do palácio e fugiu rapidamente.

“É de loucos, a história chegou a França, Espanha, Inglaterra, EUA”, disse em entrevista ao jornal dinamarquês SE og HØR. “Estou muito aliviada e feliz por ter sido tão bem recebida. Há tantas coisas más a acontecerem no mundo, que só quis pôr um sorriso na cara das pessoas.”

A família real não entrou em contacto com Anne-Sofie, que esclareceu não ter intenções de casar com o príncipe, com quem trocou algumas palavras durante a festa. “Não acho que vá casar-me com ele, mas tinha esperança que achassem graça [à história] e que atraísse atenção para a Casa Real”, explicou ao TV2.

Sobre o próprio sapato, contou ao SE og HØR: “Espero que o guardem, porque seria uma lembrança divertida. Não preciso de recuperá-lo, acho divertido ficar só com um.”