O crash test publicado em vídeo pela Mercedes é curioso por vários motivos. Primeiro, porque não há muita informação sobre o comportamento de um modelo eléctrico mais pesado quando embate num mais leve. E depois, para ir ainda mais ao pormenor, porque não existe informação suficiente sobre qual o veículo a bateria mais seguro do mercado em testes independentes, considerando todos os modelos disponíveis.

O vídeo da Mercedes refere-se a um embate frontal desfasado a 50%, em que apenas metade do veículo tem de absorver a energia a dissipar resultante do acidente. Para tornar a situação ainda mais complexa, a colisão envolve o SUV maior e mais pesado da marca alemã, com cerca de 3 toneladas (incluindo o equipamento para o teste) e o seu SUV mais pequeno e leve, sendo que, com 2,2 toneladas, está longe de ser um peso-pluma.

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Contudo, o EQS 450 é efectivamente 36% mais pesado do que o EQA 300, o que significa que o EQA, com os seus 4,46 metros de comprimento, vai ter de absorver a maior parte da energia a dissipar durante o embate, uma vez que o EQS, nos seus 5,12 metros de comprimento, é mais pesado. E isto, em caso de embate, é uma vantagem considerável.

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Infelizmente o vídeo não avança com muitas informações sobre os resultados do crash test, mas é visível a maior deformação do EQA face ao EQS. Seria curioso saber se os passageiros a bordo de um e outro veículo também foram submetidos a maiores ou menores esforços, consoante estavam sentados no carro mais leve ou mais pesado. Veja o vídeo e fique por dentro dos pormenores e todo o trabalho que está por trás de um crash test.