A capitania do Porto do Funchal prolongou este sábado o aviso de agitação marítima forte até às 6h00 de domingo, deixando um conjunto de recomendações à comunidade marítima e à população em geral.

O aviso foi inicialmente emitido até às 6h00 de sexta-feira, tendo depois sido prolongado diversas vezes com base nas informações do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) sobre a situação geral do tempo para a orla marítima da Madeira.

A costa norte da Madeira está sob aviso amarelo (o menos grave de uma escala de três) para a agitação marítima até ao final do dia de sábado, passando depois para laranja (o segundo mais grave) até às 21h00 de domingo e novamente para amarelo até às 09h00 de segunda-feira.

A capitania do Porto do Funchal indica no documento que as ondas na costa norte podem chegar aos 6,5 metros, enquanto na costa sul não deverão ser superiores a 3,5 metros.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A capitania recomenda, assim, aos proprietários e armadores das embarcações que reforcem a amarração e mantenham uma vigilância apertada das embarcações atracadas e fundeadas.

Evitar passeios junto ao mar em zonas expostas à agitação marítima e não pescar junto a falésias e zonas de arriba frequentemente atingidas pela rebentação das ondas são outras das recomendações.

Tal como o território continental (em particular as regiões Norte e Centro), a Madeira está a sentir os efeitos da depressão Ciarán, que está a afetar Portugal com vento por vezes forte, agitação marítima e precipitação.