760kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Carlos III celebra 75 anos com um novo projeto e à espera de um telefonema de Harry

Carlos III completa 75 anos e escolheu celebrar com o lançamento de um projeto contra o desperdício alimentar. Deverá haver um jantar para família e amigos e ainda um telefone de Harry.

epaselect epa10706030 Britain’s King Charles III and Queen Camilla (hidden) attend Ladies Day during Royal Ascot, in Ascot, Britain, 22 June 2032. Royal Ascot is Britain’s most valuable horse race meeting and social event running from 20 to 24 June 2023.  EPA/NEIL HALL
i

Carlos III fotografado com a rainha Camila nas corridas de cavalos de Ascot, em junho de 2023

NEIL HALL/EPA

Carlos III fotografado com a rainha Camila nas corridas de cavalos de Ascot, em junho de 2023

NEIL HALL/EPA

Carlos III completa esta terça-feira 75 anos. Até pode não ser o seu primeiro aniversário como soberano, mas a data é simbólica e celebrada com o lançamento de uma iniciativa relacionada com o desperdício alimentar. O príncipe William já homenageou o pai publicamente com fotografias nas redes sociais. O príncipe Harry deverá ligar-lhe até ao final do dia.

É através de 75 fotografias, uma por cada ano de 1948 a 2023, que a casa real assinala o aniversário do Rei. A viagem faz-se através de um curto vídeo que foi publicado nas redes sociais da família real e que pode ser visto neste link, ou aqui em baixo.

O Rei escolheu celebrar o seu aniversário com o lançamento de um novo projeto com a rainha Camila: o Coronation Food Project, uma iniciativa para “ajudar a reduzir o desperdício de comida e apoiar aqueles que vivem com insegurança alimentar”, segundo se pode ler numa outra publicação nas redes sociais que apresenta este lançamento.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

As celebrações começaram já esta segunda-feira com uma festa organizada pela fundação do próprio Rei, a Prince’s Trust Foundation, em Gloucestershire, onde o soberano tem a sua propriedade pessoal de Highgrove. Carlos III foi convidado a cortar um bolo de aniversário enquanto uma outra festa decorria no quartel-general da instituição em Ayrshire. Os festejos juntaram o aniversário do monarca a outras figuras e instituições que também comemoram 75 anos em 2023.

Os príncipes de Gales assinalaram publicamente a data com uma publicação nas redes sociais com a mensagem: “Desejando a Sua Majestade o Rei um feliz 75º aniversário!”. Podem também ser vistas três fotografias, uma de Carlos III com o príncipe William, outra do Rei sozinho e uma terceira imagem de Carlos e Camila com os príncipes de Gales e os três filhos na varanda do Palácio de Buckingham, durante a cerimónia Trooping the Colour de 2023.

Quanto ao filho mais novo do aniversariante, o príncipe Harry, a BBC noticia que este irá telefonar ao pai para desejar um feliz aniversário. Na semana passada foi noticiado que o príncipe Harry teria sido convidado para o jantar de aniversário do Rei na sua residência Clarence House, mas o gabinete do duque de Sussex desmentiu que tal tivesse acontecido. Segundo o Telegraph, quando o príncipe Harry fez 39 anos, em setembro, não terá recebido nenhuma chamada nem do pai nem do irmão.

As celebrações públicas do Rei incluem uma salva de tiros na Torre de Londres e uma receção a enfermeiros e parteiras do Sistema Nacional e Saúde (NHS, na sigla original) no Palácio de Buckingham para cerca de 400 convidados. Carlos III terá também uma celebração privada que deverá consistir num jantar para família e amigos próximos.

O Rei e a rainha têm tido umas semanas particularmente preenchidas. Foi há precisamente uma semana que Carlos III teve a sua primeira abertura de parlamento, depois de chegar de uma vista de estado ao Quénia, a primeira do seu reinado a um país da Commonwealth.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.